SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número5"Transformando lixo em luxo": a materialidade nas práticas da produção carnavalescaRelação entre a Atuação dos Conselhos Municipais do FUNDEB e os Desperdícios Ativos e Passivos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


BBR. Brazilian Business Review

versão On-line ISSN 1808-2386

Resumo

YOSHIKUNI, Adilson Carlos; FAVARETTO, José Eduardo R.; ALBERTIN, Alberto Luiz  e  MEIRELLES, Fernando de Souza. As influências dos Sistemas de Informação Estratégicos na relação da Inovação e Desempenho Organizacional. BBR, Braz. Bus. Rev. [online]. 2018, vol.15, n.5, pp.444-459. ISSN 1808-2386.  http://dx.doi.org/10.15728/bbr.2018.15.5.3.

O estudo tem o objetivo de identificar as influências dos Sistemas de Informação Estratégicos (Strategic Infomation Systems, ou SIS) na relação da Inovação (exploitation / exploitation), ambidexterity e Desempenho Organizacional (DO). Utilizou-se a técnica estatística de PLS-PM com uma amostra de 256 empresas brasileiras de diferentes setores. Os dados revelaram que a Inovação de exploitation se associou positivamente com o DO. Como resultado do estudo foi confirmado que a alta presença do SIS aumenta a influência da Inovação (exploration e exploitaiton) e Ambidexterity no Desempenho Organizacional.

A ambidexterity associou-se positivamente com o Desempenho Organizacional e apresentou coeficientes de caminhos superiores comparados com as relações de Inovação de exploitation e Inovação de exploration com o DO. Esse relacionamento demonstra que as organizações ambidestras possuem maior DO. O estudo também confirmou que 96% das organizações ambidestras possuem alta presença do SIS. Implicações desse estudo podem refletir nas práticas administrativas das organizações que utilizarem o SIS nas etapas de seu planejamento estratégico, ao habilitar a Inovação com foco na melhoria do Desempenho Organizacional.

Palavras-chave : Sistemas de Informação Estratégicos; Inovação de exploration e exploitation; Desempenho organizacional; Ambidestralidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )