SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número5Relação entre a Atuação dos Conselhos Municipais do FUNDEB e os Desperdícios Ativos e PassivosSistema de CRM: o Papel das Capacidades Dinâmicas na Criação das Capacidades índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


BBR. Brazilian Business Review

versão On-line ISSN 1808-2386

Resumo

CEZAR, Layon Carlos  e  FANTINEL, Letícia Dias. Entre um Bom Papo e um Café se Vende o Artesanato: representações sociais em um centro de comercialização da economia solidária. BBR, Braz. Bus. Rev. [online]. 2018, vol.15, n.5, pp.475-493. ISSN 1808-2386.  http://dx.doi.org/10.15728/bbr.2018.15.5.5.

O objetivo deste artigo é analisar as representações sociais sobre a economia solidária, o trabalho e o artesanato, circulantes entre as artesãs do Centro de Comercialização de Economia Solidária do município de Cariacica-ES. Para isso, foram utilizadas a triangulação de técnicas de coleta de dados pautadas na observação não participante de inspiração etnográfica, entrevistas e pesquisa documental. Os principais resultados apontam para a valorização do artesanato enquanto terapia e não somente como trabalho, sendo a economia solidária o melhor formato apontado pelas artesãs, dada a possibilidade de se realizar a gestão compartilhada e a valorização do ser humano. A concepção de poder fazer algo com as mãos dita o ritmo de se produzir o artesanato, refletindo na forma de se realizar a gestão de modo particularizado, superando as dificuldades encontradas.

Palavras-chave : Economia Solidária; Representações Sociais; Artesanato.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )