Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
Citado por SciELO
Acessos
Links relacionados
Citado por Google
Similares em SciELO
Similares em Google
Compartilhar
BBR. Brazilian Business Review
versão On-line ISSN 1808-2386
Resumo
SOUZA, João Antônio Salvador de; FLACH, Leonardo; BORBA, José Alonso e BROIETTI, Cleber. Qualidade das Informações Financeiras e Divulgação de Informações sobre Sustentabilidade no Brasil. BBR, Braz. Bus. Rev. [online]. 2019, vol.16, n.6, pp.555-575. Epub 31-Jan-2020. ISSN 1808-2386. http://dx.doi.org/10.15728/bbr.2019.16.6.2.
Atualmente, as empresas enfrentam uma abordagem para divulgação de informações envolvendo o triple bottom line (social, ambiental e financeiro). Este artigo tem como objetivo investigar a relação entre informações de responsabilidade social corporativa (RSC) e qualidade dos relatórios financeiros (QRF). Argumenta-se que empresas com RSC se comportam de maneira diferente na elaboração de relatórios contábeis financeiros. A literatura recente apoia o tema, fornecendo duas hipóteses distintas: relatórios financeiros transparentes e retratamento. Foi utilizada uma amostra de 1.181 empresas entre os anos de 2012 e 2016 para identificar se as empresas socialmente responsáveis apresentam informações contábeis financeiras de melhor qualidade. Em contraste com as hipóteses levantadas, não foi encontrada relação entre as divulgações de RSC e as proxies de QRF. Isso sugere que empresas sustentáveis não explicam níveis mais baixos ou mais altos de gerenciamento de resultados. As descobertas permanecem inalteradas quando é substituída a gestão de resultados por meio de acréscimos discricionários para manipulações de atividades operacionais. As estimativas com amostras comparáveis também não alteraram as interpretações dos resultados.
Palavras-chave : Responsabilidade social corporativa; Qualidade dos relatórios financeiros; Sustentabilidade; Gerenciamento de resultados.