SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número6Qualidade das Informações Financeiras e Divulgação de Informações sobre Sustentabilidade no BrasilIntenção de Recompra Condicionada à Confiança Econômica no Polo de Rua índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


BBR. Brazilian Business Review

versão On-line ISSN 1808-2386

Resumo

PAULI, Jandir; BASSO, Kenny; GOBI, Ravena Lopes  e  BILHAR, Alissa. O Efeito da Densidade da Rede de Coautoria no Desempenho dos Programas de Pós-graduação. BBR, Braz. Bus. Rev. [online]. 2019, vol.16, n.6, pp.576-588.  Epub 31-Jan-2020. ISSN 1808-2386.  https://doi.org/10.15728/bbr.2019.16.6.3.

Com foco no desempenho de equipes de pesquisadores na área de gestão, este estudo analisa o efeito da coautoria de publicações científicas sobre o desempenho dos programas de pós-graduação em administração. Os dados coletados referem-se aos pesquisadores em administração no Brasil. As publicações científicas do período de 2013-2016 foram coletadas para compor a rede social de cada programa de pós-graduação. A avaliação do programa de pós-graduação foi utilizada como variável dependente. Por meio da análise das redes sociais verificaram-se os efeitos da densidade das redes de coautoria no desempenho dos programas. Os resultados mostram que a densidade das ligações entre pesquisadores segue uma tendência curvilínea de efeito sobre o desempenho organizacional, ou seja, tanto redes altamente densas quanto dispersas influenciam positivamente o desempenho da equipe. Este estudo contribui para a literatura sobre redes e desempenho da equipe, fornecendo evidências de que a densidade de uma rede não está linearmente relacionada ao desempenho.

Palavras-chave : Análise de Redes Sociais (ARS); Desempenho Organizacional; Coautoria; Programas de Pós-graduação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )