SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número6O Efeito da Densidade da Rede de Coautoria no Desempenho dos Programas de Pós-graduaçãoQual é o Significado de um Automóvel para o Consumidor? Como Brasileiros e Americanos Avaliam Carros, um Modelo Comparativo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


BBR. Brazilian Business Review

versão On-line ISSN 1808-2386

Resumo

DELIBERALI, Eliane Tanabe; BRANDAO, Marcelo Moll  e  BIZARRIAS, Flávio Santino. Intenção de Recompra Condicionada à Confiança Econômica no Polo de Rua. BBR, Braz. Bus. Rev. [online]. 2019, vol.16, n.6, pp.589-606.  Epub 31-Jan-2020. ISSN 1808-2386.  https://doi.org/10.15728/bbr.2019.16.6.4.

A crise de confiança do Brasil cria um cenário que pode influenciar relações entre atributos do aglomerado varejista e consumidores. As avaliações dos consumidores podem ser ajustadas à confiança econômica, levando a valores mais utilitários, ou diminuição do valor hedônico das experiências de compra. Assim se faz necessário entender a interveniência da confiança econômica nas respostas dos consumidores aos fatores de atratividade de um aglomerado varejista. Foi analisado em que medida as avaliações dos atributos e a percepção de crowding, de valor hedônico e utilitário e satisfação, interagem com a confiança econômica e satisfação para influenciar o desempenho e a intenção de recompra. Foi realizado um survey no ambiente de compra com 300 consumidores (região da Rua 25 de Março, São Paulo). As hipóteses foram testadas por PLS e Process. Evidenciou-se a mediação da confiança econômica entre valor hedônico e satisfação, comprovando ajuste do valor hedônico com a diminuição da confiança. Contribuições teóricas e práticas são discutidas nas conclusões.

Palavras-chave : Aglomerado de varejo não planejado; Atributos de atratividade; Confiança econômica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )