SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Debêntures, Proteção dos Credores e Alocação de Ativos por Fundos MultimercadosOrientação Empreendedora na Captação de Recursos Internacionais das Organizações da Sociedade Civil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


BBR. Brazilian Business Review

versão On-line ISSN 1808-2386

Resumo

FLORES VILLANUEVA, Cesario Armando  e  GAYTAN, María del Carmen. Orientação Internacional ou Nacional: Um Estudo Comparativo dos Franqueadores Mexicanos. BBR, Braz. Bus. Rev. [online]. 2020, vol.17, n.2, pp.151-168.  Epub 08-Maio-2020. ISSN 1808-2386.  http://dx.doi.org/10.15728/bbr.2020.17.2.2.

Apesar da importância do sistema de franquias nos países latino-americanos, poucos estudos acadêmicos abordam a questão da internacionalização. Para contribuir com essa lacuna de conhecimento, este estudo avalia os fatores que diferenciam o franqueador mexicano com a orientação internacional daqueles que atuam apenas no mercado nacional. Este trabalho foi realizado em uma amostra de 249 franquias em operação no mercado mexicano em 2016. As hipóteses de pesquisa são apoiadas nas abordagens teóricas da Teoria da Agência e da Teoria Baseada em Recursos. Os resultados revelam que a experiência, o tamanho, a capacidade de monitoramento e a taxa de franquia preveem significativamente a adoção da internacionalização.

Palavras-chave : internacionalização; franquias mexicanas; teoria da agência; teoria baseada em recursos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )