SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Orientação Internacional ou Nacional: Um Estudo Comparativo dos Franqueadores MexicanosO/A Profissional: As Interfaces de Gênero, Carreira e Expatriação na Construção de Trajetórias de Mulheres Expatriadas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


BBR. Brazilian Business Review

versão On-line ISSN 1808-2386

Resumo

LORCA, Mariana Cristina Betti Cury  e  AVRICHIR, Ilan. Orientação Empreendedora na Captação de Recursos Internacionais das Organizações da Sociedade Civil. BBR, Braz. Bus. Rev. [online]. 2020, vol.17, n.2, pp.169-191.  Epub 08-Maio-2020. ISSN 1808-2386.  https://doi.org/10.15728/bbr.2020.17.2.3.

Este artigo analisa como certas organizações da sociedade civil, Civil Society Organizations (CSOs, sigla em inglês) de economias emergentes (EE), conseguem captar recursos financeiros de Agências Internacionais de Desenvolvimento, International Development Agencies (IDAs, sigla em inglês) enquanto outras CSOs não são bem-sucedidas nessa tentativa. Por meio de um estudo de caso múltiplo, com seis CSOs brasileiras, nossos resultados sugerem que um fator que explica o desempenho favorável das CSOs na captação de recursos internacionais é a Orientação Empreendedora, Entrepreneurial Orientation (EO, sigla em inglês), a qual permite a algumas desenvolver iniciativas e abordagens inovadoras, alinhadas às orientações contemporâneas das agências de fomento. Esses resultados contribuem para a expansão do domínio teórico no qual o construto de EO mostra relevância, que passa a incluir captação de recursos internacionais de CSOs, campo em que ele tem sido pouco explorado. Do ponto de vista prático, o estudo sugere que CSOs, interessadas em captar fundos de IDAs, devem promover a EO internamente.

Palavras-chave : orientação empreendedora; captação de recursos internacionais; organizações da sociedade civil; estratégia internacional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )