SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2O/A Profissional: As Interfaces de Gênero, Carreira e Expatriação na Construção de Trajetórias de Mulheres ExpatriadasImpacto de crises sobre investimentos e financiamentos de companhias brasileiras: abordagem no contexto de restrições financeiras índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


BBR. Brazilian Business Review

versão On-line ISSN 1808-2386

Resumo

BEUREN, Ilse Maria; SANTOS, Vanderlei dos  e  BERND, Daniele Cristina. Efeitos do Sistema de Controle Gerencial no Empowerment e na Resiliência Organizacional. BBR, Braz. Bus. Rev. [online]. 2020, vol.17, n.2, pp.211-232.  Epub 08-Maio-2020. ISSN 1808-2386.  https://doi.org/10.15728/bbr.2020.17.2.5.

O estudo objetiva examinar os efeitos da percepção habilitante do Sistema de Controle Gerencial (SCG) no empowerment psicológico e na resiliência organizacional. Uma survey foi realizada com 161 gestores de empresas brasileiras que passaram por processos de aquisições de empresas e um modelo estrutural foi desenvolvido para responder às hipóteses da pesquisa. Os resultados mostram que a percepção habilitante do SCG está associada com o empowerment psicológico e com a capacidade de resiliência organizacional, e isso denota que as características do SCG afetam a motivação dos gestores em relação ao seu ambiente de trabalho e contribuem para as empresas lidarem com adversidades e contingências. Os SCG auxiliam as organizações no processo de absorver mudanças e retornar ao equilíbrio após alguma perturbação temporária, no caso de aquisições de empresas. Conclui-se que os SCG habilitantes favorecem o empoderamento dos gestores e apoiam as empresas para lidarem de forma mais eficaz com as turbulências a que estão expostas.

Palavras-chave : sistema de controle gerencial habilitante; empowerment psicológico; resiliência organizacional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )