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BBR. Brazilian Business Review

versão On-line ISSN 1808-2386

Resumo

DIAS, Pâmela de Souza  e  MONTEIRO, Plínio Rafael Reis. Marketing Esportivo e Valor Percebido: uma aplicação da análise conjunta nos Programas Sócio Torcedor de clubes de futebol. BBR, Braz. Bus. Rev. [online]. 2020, vol.17, n.3, pp.253-274.  Epub 03-Jul-2020. ISSN 1808-2386.  https://doi.org/10.15728/bbr.2020.17.3.1.

O futebol está presente no cotidiano dos brasileiros, envolvendo relações sociais e econômicas. Os Programas Sócio-Torcedor (PST) são estratégias de marketing de relacionamento que buscam aproximar clubes e torcedores. O objetivo deste artigo é analisar a estrutura de valor percebido, baseada no perfil sociodemográfico, a partir dos atributos oferecidos pelos PSTs dos clubes classificados na série A do Campeonato Brasileiro de 2016. Os dados foram coletados virtualmente e a população constituída por torcedores das equipes selecionadas. A análise foi feita ​​utilizando a análise conjunta. Verificou-se que tanto para a amostra geral, quanto pelos perfis sociodemográficos, o desconto nos ingressos e o preço dos PSTs são, principalmente, os atributos percebidos com maior valor. O desenvolvimento deste trabalho contribuiu com a proposta de um instrumento capaz de descrever a percepção de valor nos PSTs. Em termos acadêmicos, contribuiu como um estudo de marketing esportivo na área da Administração, além de também se aplicar como uma ferramenta para os gestores dos times.

Palavras-chave : Programas Sócio-Torcedor; valor percebido; análise conjunta; marketing esportivo.

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