SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número3País ou Marca: O que Importa para os Millennials mais Jovens?Verticalidade, Foco Regulatório e Preços: Quem é Capaz de Conseguir um Bom Negócio? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


BBR. Brazilian Business Review

versão On-line ISSN 1808-2386

Resumo

MASSA, Rubens Mussolin; ANDREASSI, Tales; LANA, Jeferson  e  LYRA, Franciane Reinert. Modelos Mentais e Capacidades Dinâmicas em uma Empresa Familiar Brasileira. BBR, Braz. Bus. Rev. [online]. 2020, vol.17, n.3, pp.293-308.  Epub 03-Jul-2020. ISSN 1808-2386.  https://doi.org/10.15728/bbr.2020.17.3.3.

Este artigo analisa como os conceitos de paradigma, cultura organizacional e cognição de recursos influenciam a mentalidade dos gestores e distorcem a escolha de quais capacidades dinâmicas devem ser desenvolvidas por uma organização, no processo de inovação e mudança. Foi realizado um estudo de caso com uma editora familiar tradicional de 64 anos. Foram realizadas entrevistas em profundidade com os parceiros da empresa, além de uma análise documental. Os resultados revelaram que os paradigmas organizacionais distorcem a escolha de quais capacidades dinâmicas devem ser desenvolvidas, priorizando aquelas que estão de acordo com o paradigma organizacional. Portanto, a organização tende a estar alinhada com seu próprio paradigma, ao invés de se alinhar com o contexto. Ela demonstra a importância do paradigma organizacional, da cultura organizacional e da cognição dos recursos na mentalidade dos gestores. Ao longo dos períodos de inovação e mudança, esses aspectos podem influenciar o processo de tomada de decisão na organização. Isso é considerado um aspecto relevante para compreender como algumas pequenas empresas sobrevivem às mudanças ambientais enquanto outras sucumbem.

Palavras-chave : Capacidades dinâmicas; Inovação; Modelos mentais; Empresa familiar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )