SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número4A Constituição Identitária do Consumidor de Cerveja Artesanal na Cidade de Fortaleza índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


BBR. Brazilian Business Review

versão On-line ISSN 1808-2386

Resumo

DIAS, Alexandre Teixeira; SOUSA, Eva Jaqueline Rolim Gonçalves de; SILVA, Jersone Tasso Moreira  e  SILVA, Wendel Alex Castro. Análise dos Efeitos da Rivalidade e do Dinamismo na Posição Competitiva da Firma. BBR, Braz. Bus. Rev. [online]. 2020, vol.17, n.4, pp.362-380.  Epub 31-Jul-2020. ISSN 1808-2386.  http://dx.doi.org/10.15728/bbr.2020.17.4.1.

Este estudo tem como objetivo principal analisar as influências do dinamismo e da rivalidade na posição competitiva de firmas americanas no período pré e pós-crise econômica de 2008, considerado o papel do tamanho da firma como moderador. Para isso, utilizaram-se como amostra dados de firmas atuantes na indústria manufatureira, no período de 2001 a 2015, analisando-se os dados por meio de modelagem de equações estruturais. O modelo proposto neste estudo relaciona os construtos posição competitiva, dinamismo e rivalidade, utilizando como moderador o tamanho da firma. Constatou-se que a crise de 2008 influenciou o ambiente no qual as firmas da amostra estão inseridas, causando redução no dinamismo e na rivalidade. Verificou-se que a rivalidade e o tamanho da firma exerceram influência sobre a posição competitiva. Já o dinamismo apresentou pouca influência sobre a posição competitiva. Conclui-se também que o dinamismo da indústria tem influência direta na rivalidade entre as firmas.

Palavras-chave : Dinamismo; Rivalidade; Posição Competitiva; Crise de 2008; Firmas Americanas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )