SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número4Análise dos Efeitos da Rivalidade e do Dinamismo na Posição Competitiva da FirmaUma Análise da Tomada de Risco em Firmas Familiares Listadas na B3 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


BBR. Brazilian Business Review

versão On-line ISSN 1808-2386

Resumo

MENEZES FILHO, João Gonçalves; SILVA, Minelle E.  e  CASTELO, José Sarto Freire. A Constituição Identitária do Consumidor de Cerveja Artesanal na Cidade de Fortaleza. BBR, Braz. Bus. Rev. [online]. 2020, vol.17, n.4, pp.381-398.  Epub 31-Jul-2020. ISSN 1808-2386.  https://doi.org/10.15728/bbr.2020.17.4.2.

Com a transformação do mercado para provedor de recursos simbólicos relevantes, indivíduos ostentam bens de consumo que refletem seus valores e compartilham estilos de vida. Assim, o objetivo deste estudo é definir perfis de identidade de apreciadores de cervejas artesanais a partir de suas práticas de consumo. Por meio de uma pesquisa qualitativa exploratória, foram entrevistados 55 consumidores e realizadas observações na cidade de Fortaleza, Ceará. Os resultados apresentam cinco perfis de identidade de consumidores na cultura de consumo de cervejas artesanais: Iniciante, Aventureiro, Beer Evangelista, Expert, e o Beerchato. Enriquecendo os estudos inerentes à cultura de consumo ao apresentar perfis de identidade constituídos com base nos hábitos de consumo, a pesquisa ainda contribuiu apresentando uma metodologia de segmentação na qual as identidades sugeridas podem servir como mecanismo para organizações do setor na busca de estratégias de relacionamento com o público-alvo.

Palavras-chave : Cultura de Consumo; Perfis de Identidade; Cervejas Artesanais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )