Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
Citado por SciELO
Acessos
Links relacionados
Citado por Google
Similares em SciELO
Similares em Google
Compartilhar
BBR. Brazilian Business Review
versão On-line ISSN 1808-2386
Resumo
MENEZES FILHO, João Gonçalves; SILVA, Minelle E. e CASTELO, José Sarto Freire. A Constituição Identitária do Consumidor de Cerveja Artesanal na Cidade de Fortaleza. BBR, Braz. Bus. Rev. [online]. 2020, vol.17, n.4, pp.381-398. Epub 31-Jul-2020. ISSN 1808-2386. https://doi.org/10.15728/bbr.2020.17.4.2.
Com a transformação do mercado para provedor de recursos simbólicos relevantes, indivíduos ostentam bens de consumo que refletem seus valores e compartilham estilos de vida. Assim, o objetivo deste estudo é definir perfis de identidade de apreciadores de cervejas artesanais a partir de suas práticas de consumo. Por meio de uma pesquisa qualitativa exploratória, foram entrevistados 55 consumidores e realizadas observações na cidade de Fortaleza, Ceará. Os resultados apresentam cinco perfis de identidade de consumidores na cultura de consumo de cervejas artesanais: Iniciante, Aventureiro, Beer Evangelista, Expert, e o Beerchato. Enriquecendo os estudos inerentes à cultura de consumo ao apresentar perfis de identidade constituídos com base nos hábitos de consumo, a pesquisa ainda contribuiu apresentando uma metodologia de segmentação na qual as identidades sugeridas podem servir como mecanismo para organizações do setor na busca de estratégias de relacionamento com o público-alvo.
Palavras-chave : Cultura de Consumo; Perfis de Identidade; Cervejas Artesanais.