Iniciante |
Consumidor em transição |
“Fui apresentado a uma weizenbier por um amigo, achei incrível e quis conhecer mais. Passei a reparar mais nas cervejas que ficavam no canto da prateleira do mercado.” (E13). “Já gostava de cerveja e fui experimentando novos rótulos de acordo com o surgimento no mercado.” (E9) |
“Tem o consumidor que tá no início de carreira, que tá saindo das cervejas do mercado, daí ele procura cervejas parecidas com cervejas do mercado.” (E38) “Tem o pessoal que está iniciando que tomam boas cervejas e também tomam cervejas comuns, é aquele tanto faz.” (E37) |
Baixo conhecimento |
“Para falar a verdade ainda não sei bem como consumir, ainda estou aprendendo, mas continuo gostando dela gelada.” (E3). “Tem aqueles que tão iniciando, têm pouco conhecimento, geralmente só bebem um estilo específico” (E20) |
“Eu me considero aprendiz do produto até porque tem pouco tempo que eu tenho envolvimento com cerveja ou com qualquer bebida.” (E32) “Sou meio que bebê, eu sou um zigoto na verdade, eu não sou nem um iniciante.” (E36) |
Desconhecimento de práticas de consumo |
“Nada específico. Somente tento guardar cervejas que sejam especiais e aconselhadas para esse fim.” (E4) “Nenhum ritual, no máximo uma foto.” (E16) |
“Não, não tenho nenhum protocolo.” (E47) “Não, estou começando a arriscar mais nas harmonizações, mas não tenho um hábito definido.” (E52) |
Baixa lealdade ao produto/ Alta lealdade às marcas e estilos |
“Sim. Sou fã incondicional das cervejas de trigo.” (E7) “Na minha geladeira não pode faltar uma witbier.” (E5) |
“Então eu tenho a minha cervejaria favorita, eu repito, repito muito as cervejas que eu gosto, aliás, o que eu faço mais é repetir a cerveja que eu gosto.” (E34) |
Aventureiro |
Consumidor ávido por descobertas |
“Não. Gosto de todos os estilos, pois cada uma procura oferecer ao consumidor gostos e sabores distintos.” (E27) “Não, gosto de provar vários estilos, acho que faz parte da diversão conhecer diferentes estilos e marcas.” (E12) |
“Tem aquele que tá desesperado pra provar tudo.” (E38) “É aquele cara que já foi apresentado ao mundo das cervejas artesanais e ele tenta dá uma explorada em coisas diferentes, tenta buscar rótulos novos.” (E51) |
Desinteresse pelas práticas de consumo |
“Não tenho nenhum ritual específico. Mas se me deparo com muitas opções, costumo demorar bastante até escolher.” (E5) “Nada específico. Somente tento guardar cervejas que sejam especiais e aconselhadas para esse fim.” (E23) |
“Não possuo, gosto de beber.” (E46) “Não, estou começando a arriscar mais nas harmonizações, mas não tenho um hábito definido. (E52) |
Alta lealdade ao produto e baixa lealdade às marcas e estilos |
“Tenho minhas preferências, mas bebo de tudo. Acho importante conhecer os estilos e suas formulações.” (E31) “Acho que fiel não. Não tenho um estilo favorito. Gosto de muita coisa. (E17) |
“Eu acho que se apegar a uma marca, a um estilo, é perder o que a cerveja tem de melhor, que é a questão da variedade, essa infinita possibilidade de experiência.” (E33) |
Entusiasta ou Beer Evangelista
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Entusiasta da cultura cervejeira |
“Normalmente costumo registrar o que estou consumindo e compartilhar nas redes sociais.” (E21). “Me sinto uma entusiasta por fazer outras pessoas entrarem no mercado das artesanais.” (E2) |
“Quero que essas pessoas descubram um mundo novo, que tenham as mesmas experiências que eu tive, é como se eu quisesse catequizar essas pessoas no mundo das cervejas boas. (E38)” |
Necessidade de ser reconhecido como consumidor |
“Como alguém que não tem medo do novo e que tem muitas boas histórias e indicações para compartilhar. Adoro indicar coisas como músicas, livros e cervejas às pessoas. Me sinto útil, prestativo e mais inteligente.” (E26). |
“Bom, o conhecimento é fundamental para você influenciar alguém, e o sentimento é de gratidão, você se sente elevada, você se sente, como eu diria, bom é bem interessante, me sinto mais importante.” (E45) |
A cerveja faz parte do seu estilo de vida |
“Minha casa é repleta de artigos de decoração que remetem a cerveja, até meu cachorro tem nome de cerveja” (E2) |
“Se ter várias camisas e bonés temáticos, ter um cachorro com nome de cerveja, ter uma casa decorada de itens, ir a eventos temáticos e ter bebido mais de mil cervejas for ser fã, então eu sou.” (E48) |
Expert
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Alto conhecimento sobre o produto |
“Como profissional da área, tenho bastante conhecimento no assunto.” (E15). “Já são dez anos dedicados ao estudo da cerveja, apesar de não ser um sommelier, possuo um vasto conhecimento, até cerveja em casa eu faço.” (E6) |
“Tenho algum conhecimento sim, afinal são quatro anos lendo sobre o assunto, fiz alguns cursos básicos, e provei muitos rótulos, mas ainda tenho muito que aprender e provar.” (E35) “Sim, então, eu me considero um conhecedor do produto porque eu fiz curso de sommelier, já tenho três anos trabalhando nessa área, então já tenho uma base boa.” (E44) |
São vistos como formadores de opinião |
“Existem os consumidores simples sem interesse em estudar, e estudiosos avançados, que acabam ensinando muita gente.” (E22) “Gosto de aprender com aqueles que realmente conhecem sobre cerveja.” (E18) |
“Às vezes eu percebo que as pessoas que já bebem há mais tempo, como também na questão de quem bebe vinho, ter uma certa aura, como se fossem formadores de opinião para quem está iniciando.” (E43) |
Conhecedores das práticas e rituais de consumo |
“Sirvo, aprecio sua cor, sinto profundamente seu cheiro e depois tomo o primeiro gole generoso para que todas as minhas glândulas gustativas possam apreciá-la e a intensidade da experiência seja a mais ampla possível.” (E1) “Da análise do rótulo e validade, ao resfriamento, serviço e ambiente tudo é feito com cuidado. (E28) |
“Sempre tento olhar se ela tá fresca, bem armazenada na hora da compra, e na hora do consumo eu tento fazer uma rotina básica de degustação tentando observar as características da cerveja, procuro não tá enviesado por comentários de outros colegas e tento sempre olha o lado positivo da cerveja em relação aos defeitos.” (E51) |
Beerchato
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Malvisto entre outros consumidores |
“Aquele que não conhece e chega “botando banca”, não procurando entender as regras de certos locais e chegando cheio de direitos ou querendo entender mais do que quem já está ali.” (E4) |
“Tem os que conhecem de verdade e tem os que fingem que conhecem só para aparecer.” (E48) |
Tentam impor regras |
“Percebi que uma parcela (pequena) é um tanto quanto metida, ficam perturbando com regrinhas. Ainda bem que são poucos.” (E09) Aquele tipo que acha que sabe muito e acaba falando besteiras. (E29) |
[Durante um dos Bottle Share no bar especializado Hey Ho] A noite seguiu com troca de informações e bom humor, até que no final, lembro que um dos participantes que não tinham gostado da seleção disse que no próximo encontro eles deveriam escolher melhor as cervejas que iam estar presente porque caso contrário não valeria a pena ele disponibilizar as cervejas que ele tinha para o evento. (Diário Observação Participante) |
Necessidade de se mostrar superior por meio do consumo |
“Sim, o beerchato, Só para dizer que tem dinheiro, que tem cervejeira com mil rótulos, que compram litros. Na verdade, esse cara nem aprecia, ele está só se passando na vida real e nas redes sociais.” (E17) “Existem Pessoas que apreciam, pessoas que bebem para dizer que tem dinheiro (status).” (E14) |
“Mas infelizmente existe aquele cara que é um chato, se acha melhor do que você porque bebe cervejas raras ou mais caras, e torce o nariz para o rotulo que você está bebendo, infelizmente o ser humano é assim, a culpa não é da cerveja.” (E35) |