Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
Citado por SciELO
Acessos
Links relacionados
Citado por Google
Similares em SciELO
Similares em Google
Compartilhar
BBR. Brazilian Business Review
versão On-line ISSN 1808-2386
Resumo
CAVALCANTI, Claudia Xavier e SILVA, Alfredo Rodrigues Leite da. Business Analytics e a Sociomaterialidade: um Estudo sobre a Prática de Revenue Management em uma Companhia Aérea. BBR, Braz. Bus. Rev. [online]. 2020, vol.17, n.4, pp.419-438. Epub 31-Jul-2020. ISSN 1808-2386. https://doi.org/10.15728/bbr.2020.17.4.4.
O objetivo deste artigo é compreender a prática de Business Analytics (BA) pela ótica da sociomaterialidade no contexto de Revenue Management (RM) em uma companhia aérea. Ele se baseia na proposição de que BA é um processo ativo de engajamento entre os analistas e gestores de negócios, em uma imbricação sociomaterial com os dados e as ferramentas analíticas usadas para descobrir novos insights. A discussão se sustenta em articulações teóricas sobre BA aplicada no RM, em uma abordagem da sociomaterialidade que reconhece a interação sinérgica entre agências humana e material, mantendo suas distinções em relação à intencionalidade. A investigação empírica se deu em uma perspectiva qualitativa, tendo a observação não participante, a entrevista e a pesquisa documental como técnicas de coletas de dados, que foram analisados por meio da análise em espiral em conjunto com o framework de descrição de práticas e atividades. Os resultados sustentam a proposição sobre BA ao revelarem o imbricamento entre humanos e os artefatos materiais produzindo especificidades na prática de BA.
Palavras-chave : Business Analytics; Revenue Management; Sociomaterialidade; Imbricação de agências.