SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número4Uma Análise da Tomada de Risco em Firmas Familiares Listadas na B3Avaliação dos Portos Públicos Brasileiros: Gestão Baseada em Valor índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


BBR. Brazilian Business Review

versão On-line ISSN 1808-2386

Resumo

CAVALCANTI, Claudia Xavier  e  SILVA, Alfredo Rodrigues Leite da. Business Analytics e a Sociomaterialidade: um Estudo sobre a Prática de Revenue Management em uma Companhia Aérea. BBR, Braz. Bus. Rev. [online]. 2020, vol.17, n.4, pp.419-438.  Epub 31-Jul-2020. ISSN 1808-2386.  https://doi.org/10.15728/bbr.2020.17.4.4.

O objetivo deste artigo é compreender a prática de Business Analytics (BA) pela ótica da sociomaterialidade no contexto de Revenue Management (RM) em uma companhia aérea. Ele se baseia na proposição de que BA é um processo ativo de engajamento entre os analistas e gestores de negócios, em uma imbricação sociomaterial com os dados e as ferramentas analíticas usadas para descobrir novos insights. A discussão se sustenta em articulações teóricas sobre BA aplicada no RM, em uma abordagem da sociomaterialidade que reconhece a interação sinérgica entre agências humana e material, mantendo suas distinções em relação à intencionalidade. A investigação empírica se deu em uma perspectiva qualitativa, tendo a observação não participante, a entrevista e a pesquisa documental como técnicas de coletas de dados, que foram analisados por meio da análise em espiral em conjunto com o framework de descrição de práticas e atividades. Os resultados sustentam a proposição sobre BA ao revelarem o imbricamento entre humanos e os artefatos materiais produzindo especificidades na prática de BA.

Palavras-chave : Business Analytics; Revenue Management; Sociomaterialidade; Imbricação de agências.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )