SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número4Business Analytics e a Sociomaterialidade: um Estudo sobre a Prática de Revenue Management em uma Companhia AéreaEstrutura Intelectual dos Estudos em Andamento em Escolas de Negócios índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


BBR. Brazilian Business Review

versão On-line ISSN 1808-2386

Resumo

SOUSA, Erivelto Fioresi de; KLIEMANN NETO, Francisco José; ANDRIOTTI, Rafael Fontoura  e  CAMPAGNOLO, Rodrigo Rech. Avaliação dos Portos Públicos Brasileiros: Gestão Baseada em Valor. BBR, Braz. Bus. Rev. [online]. 2020, vol.17, n.4, pp.439-457.  Epub 31-Jul-2020. ISSN 1808-2386.  https://doi.org/10.15728/bbr.2020.17.4.5.

Os portos são os principais elos da cadeia logística internacional e, consequentemente, elemento importante no desenvolvimento econômico. Diante disso, o presente estudo tem como objetivo investigar os resultados da gestão econômico-financeira dos portos públicos brasileiros avaliando a capacidade de geração de valor econômico nos portos. Para isso, foi realizada avaliação das Autoridades Portuárias através dos indicadores tradicionais de análise financeira, bem como por meio do Economic Value Added (EVA) no intuito de avaliar a capacidade de criação de riqueza para os fornecedores de capital nos portos. Os resultados indicam que, apesar de situação financeira satisfatória, ela não é resultado da operação da organização, mas provavelmente dos subsídios governamentais. Em relação à capacidade de remunerar o capital investido, as Autoridades Portuárias avaliadas apresentaram-se ineficientes. O estudo contribui para a literatura lançando luz à discussão sobre a atenção à gestão econômico-financeira dos portos públicos e à aplicação dos recursos públicos no setor portuário.

Palavras-chave : Gestão portuária; EVA; rentabilidade dos portos; desempenho portuário.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )