SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número4Avaliação dos Portos Públicos Brasileiros: Gestão Baseada em Valor índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


BBR. Brazilian Business Review

versão On-line ISSN 1808-2386

Resumo

SCAFUTO, Isabel Cristina; SERRA, Fernando; GUERRAZZI, Luiz  e  MACCARI, Emerson. Estrutura Intelectual dos Estudos em Andamento em Escolas de Negócios. BBR, Braz. Bus. Rev. [online]. 2020, vol.17, n.4, pp.458-487.  Epub 31-Jul-2020. ISSN 1808-2386.  http://dx.doi.org/10.15728/bbr.2020.17.4.6.

Examinamos a pesquisa existente nas Escolas de Negócios (EN) na tentativa de entender as influências estruturais e intelectuais na pesquisa convencional, bem como a evolução e as tendências da pesquisa. Por meio de um estudo bibliométrico de cocitação e pareamento bibliográfico, apoiado em análises fatoriais e de rede, de uma amostra de 493 artigos, examinamos 76 artigos selecionados e suas referências. Os resultados indicam que as críticas feitas às EN influenciaram os trabalhos principais. Encontramos três fontes principais de críticas no nível intelectual: Lacuna entre Teoria e Prática, Relevância Social e Currículos e Prática. Nos principais trabalhos identificamos seis tópicos diferentes: Relevância da EN, Relevância do Ensino, Relevância para a Prática, Relevância do Curriculo, Evolução e Influência da EN, e Reputação. Através de nossa pesquisa bibliométrica, contribuímos para a pesquisa das EN de duas maneiras. Permitiu a identificação de trabalhos e temas que influenciaram as reflexões nas EN, pois influenciaram a pesquisa em andamento e, consequentemente, as tendências da pesquisa. Além disso, os resultados servem como orientações possíveis para os gerentes da EN.

Palavras-chave : Relevância das Escolas de Negócios; Bibliometria; Estratégia das Escolas de Negócios.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )