SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue1Teaching internship, legal practice and distribution of justiceLegal teaching in France author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Direito GV

Print version ISSN 1808-2432

Abstract

RODRIGUES, Horácio Wanderlei. Popper e o processo de ensino-aprendizagem pela resolução de problemas. Rev. direito GV [online]. 2010, vol.6, n.1, pp. 39-57. ISSN 1808-2432.  http://dx.doi.org/10.1590/S1808-24322010000100003.

O artigo propõe um método de ensino e uma estrutura curricular construídos com base na obra epistemológica de Karl Popper e também em elementos presentes no Problem Based Learning (PBL). O processo de Ensino-Aprendizagem pela Resolução de Problemas (EARP) apresentado neste trabalho está divido em método EARP e projeto pedagógico EARP. No plano do método a proposta está centrada em uma estratégia composta de quatro etapas, todas elas envolvendo o estudo de problemas, buscando a sua solução por meio de tentativas e eliminação de erros. No plano do projeto pedagógico a proposta inclui a eliminação da tradicional organização do currículo por disciplinas e apresenta uma estrutura modular por grandes temas interdisciplinares. O texto contém, para melhor visualização da proposta, uma grade hipotética e as possibilidades de organização do quadro de horários.

Keywords : ensino do direito; ensino jurídico; curso de Direito; curso jurídico; ensino-aprendizagem; método; currículo; crítica; Karl Popper; PBL.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese