SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue1Teaching internship, legal practice and distribution of justiceLegal teaching in France author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Direito GV

On-line version ISSN 2317-6172

Abstract

RODRIGUES, Horácio Wanderlei. Popper e o processo de ensino-aprendizagem pela resolução de problemas. Rev. direito GV [online]. 2010, vol.6, n.1, pp.39-57. ISSN 2317-6172.  http://dx.doi.org/10.1590/S1808-24322010000100003.

O artigo propõe um método de ensino e uma estrutura curricular construídos com base na obra epistemológica de Karl Popper e também em elementos presentes no Problem Based Learning (PBL). O processo de Ensino-Aprendizagem pela Resolução de Problemas (EARP) apresentado neste trabalho está divido em método EARP e projeto pedagógico EARP. No plano do método a proposta está centrada em uma estratégia composta de quatro etapas, todas elas envolvendo o estudo de problemas, buscando a sua solução por meio de tentativas e eliminação de erros. No plano do projeto pedagógico a proposta inclui a eliminação da tradicional organização do currículo por disciplinas e apresenta uma estrutura modular por grandes temas interdisciplinares. O texto contém, para melhor visualização da proposta, uma grade hipotética e as possibilidades de organização do quadro de horários.

Keywords : ensino do direito; ensino jurídico; curso de Direito; curso jurídico; ensino-aprendizagem; método; currículo; crítica; Karl Popper; PBL.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License