SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2A moradia informal no banco dos réus: discurso normativo e prática judicialDiscursos de ódio em redes sociais: jurisprudência brasileira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Direito GV

versão impressa ISSN 1808-2432

Resumo

LOPES, Fernando dos Santos. Unidade na diversidade: os fundamentos do Direito Cosmopolita e sua função no estabelecimento de uma moeda mundial. Rev. direito GV [online]. 2011, vol.7, n.2, pp. 417-444. ISSN 1808-2432.  http://dx.doi.org/10.1590/S1808-24322011000200003.

Este artigo objetiva verificar se é possível e como é possível utilizar o Direito Cosmopolita para reconstruir a atual ordem mundial segundo princípios de justiça, de modo a alcançar a paz perpétua e eliminar a pobreza. Serão expostos os fundamentos do direito cosmopolita, contrastando-os com as relações de poder vigentes no âmbito internacional que são caracterizadas como de interdependência assimétrica. Partindo-se da premissa de que as sociedades contemporâneas podem ser compreendidas como sistemas que oscilam entre a cooperação e o conflito, serão analisadas as estruturas institucionais subjacentes a essa tensão social, com destaque para o funcionamento do sistema monetário internacional. Após a identificação dos fatores institucionais causadores do conflito e da pobreza, analisaremos a proposta oferecida por keynes, em Bretton Woods, de criação de uma moeda mundial de reserva. Isso será feito com o intuito de constatar se essa proposta se adequa aos fundamentos do Direito Cosmopolita no sentido de ser um meio de eliminar a injustiça, retirando, por conseguinte, o principal óbice para o atingimento da paz.

Palavras-chave : Direito Cosmopolita; Moeda Mundial; Princípios de Justiça.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português