SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.76 issue1Voice Handicap Index evaluation in patients with moderate to profound bilateral sensorineural hearing lossThe frequency of human papillomavirus findings in normal oral mucosa of healthy people by PCR author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Journal of Otorhinolaryngology

Print version ISSN 1808-8694

Abstract

DEDIVITIS, Rogério Aparecido; PFUETZENREITER JR, Elio Gilberto; NARDI, Carlos Eduardo Molinari  and  BARBARA, Emmanuel Casotti Duque de. Estudo prospectivo da hipocalcemia clínica e laboratorial após cirurgia da tireoide. Braz. j. otorhinolaryngol. (Impr.) [online]. 2010, vol.76, n.1, pp. 71-77. ISSN 1808-8694.  http://dx.doi.org/10.1590/S1808-86942010000100012.

A hipocalcemia pode ser detectada clínica e laboratorialmente após a tireoidectomia. OBJETIVO: Analisar a incidência e fatores de risco da hipocalcemia clínica e laboratorial após cirurgia da glândula tireoide. MÉTODOS: Trata-se de um estudo prospectivo de 91 pacientes submetidos à tireoidectomia. Aspectos demográficos, intraoperatórios e anatomopatológicos foram correlacionados com os achados de hipocalcemia. RESULTADOS: Foram considerados fatores de risco para o hipoparatireoidismo clínico a faixa etária acima dos 50 anos (p = 0,022) e realização de cirurgia não parcial (p < 0,001). Foi considerado fator de risco para o hipoparatireoidismo laboratorial a 48 horas a cirurgia não parcial (p = 0,004). Não houve fator de risco para o surgimento do hipoparatireoidismo laboratorial a um mês. Houve significância entre hipotireoidismo laboratorial a 48 horas e a um mês. CONCLUSÕES: A extensão da tireoidectomia é fator de risco para o hipoparatireoidismo clínico e laboratorial, enquanto a faixa etária é fator para o hipoparatireoidismo clínico. A detecção de hipoparatireoidismo laboratorial com 48 horas de pós-operatório é fator predisponente para o hipoparatireoidismo laboratorial com um mês de pós-operatório, mas caracterizou-se o caráter temporário da maior parte dos casos.

Keywords : complicações pós-operatórias; doenças da glândula tireoide; glândulas paratireoides; hipocalcemia; tireoidectomia.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese