SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.76 issue1The frequency of human papillomavirus findings in normal oral mucosa of healthy people by PCRA functional study on gentamicin-related cochleotoxicity in its conventional dose in newborns author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Journal of Otorhinolaryngology

Print version ISSN 1808-8694

Abstract

GASPARIN, Marisa; MENEGOTTO, Isabela Hoffmeister  and  CUNHA, Cristine Santos da. Propriedades psicométricas do questionário internacional: aparelho de amplificação sonora individual. Braz. j. otorhinolaryngol. (Impr.) [online]. 2010, vol.76, n.1, pp. 85-90. ISSN 1808-8694.  http://dx.doi.org/10.1590/S1808-86942010000100014.

Analisar as propriedades psicométricas de instrumentos de autoavaliação é primordial para verificar a confiabilidade e a validade dos testes, além de permitir a interpretação correta dos resultados. OBJETIVO: Verificar as propriedades psicométricas do IOI-HA (International Outcome Inventory for Hearing Aids) na versão em português, denominada QI-AASI (Questionário Internacional - Aparelho de Amplificação Sonora Individual), em termos de consistência interna, correlação entre os itens e reprodutibilidade. FORMA DE ESTUDO: Descritivo, observacional e transversal. MATERIAL E MÉTODO: O questionário foi aplicado em 53 usuários de AASI, 34 do sexo feminino e 19 do sexo masculino, com idades compreendidas entre 19 e 92 anos e nível de instrução de ensino básico incompleto a ensino superior completo, abrangendo sujeitos com amplificação binaural e monoaural. RESULTADOS: O QI-AASI apresentou um Alpha de Cronbach em 0,69. Na correlação entre os itens foram verificadas várias correlações significativas. O instrumento se reproduziu de forma adequada, exceto para o item 6, que apresentou diferença significativa na comparação entre o teste e o reteste. CONCLUSÕES: Sugere-se o uso do QI-AASI no processo de reabilitação de usuários de prótese (s) auditiva (s), porém considera-se que o questionário pode ser de difícil compreensão para sujeitos com baixo nível sociocultural na situação autoaplicada.

Keywords : auxiliares de audição; questionários; reabilitação.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese