SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.76 issue3Influence of glutathione s-transferase on the ototoxicity caused by aminoglycosidesP53 codon 72 polymorphism association with head and neck squamous cell carcinoma author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Journal of Otorhinolaryngology

Print version ISSN 1808-8694

Abstract

BREDA, Eduardo et al. Detecção de Epstein-Barr vírus no carcinoma da nasofaringe: implicações numa área de baixo risco. Braz. j. otorhinolaryngol. (Impr.) [online]. 2010, vol.76, n.3, pp. 310-315. ISSN 1808-8694.  http://dx.doi.org/10.1590/S1808-86942010000300007.

Têm sido publicados vários estudos acerca da infecção por Epstein-Barr vírus (EBV) e o desenvolvimento de carcinoma da nasofaringe (NPC). As prevalências dos tipos histológicos e a presença de infecção latente pelo EBV são diferentes em regiões endémicas e não endémicas. OBJETIVO: O objectivo deste estudo consistiu na detecção de EBV em tecido tumoral da nasofaringe e sangue periférico de doentes com NPC e em indivíduos saudáveis, provenientes duma área não-endémica, de baixo risco. MÉTODOS: Detecção de EBV em amostras de doentes com carcinoma da nasofaringe e indivíduos saudáveis. Neste estudo de série foram avaliadas as implicações clínicas da presença de EBV circulante no sangue periférico de doentes com carcinoma da nasofaringe. RESULTADOS: Este estudo indica que a frequência de casos EBV positivos detectados no sangue periférico é superior em tumores de estádio mais avançado. CONCLUSÕES: Estes resultados indicam que se observam diferenças na pesquisa do vírus Epstein-Barr no grupo de doentes com NPC e no grupo controlo, sem tumor. Este estudo pode ajudar na compreensão dos mecanismos biológicos do cancro da nasofaringe e da correlação destes tumores com a infecção por EBV numa área não-endémica, de baixo risco.

Keywords : herpesvírus humano 4; infecções por vírus epstein-barr; neoplasias nasofaríngeas.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese