SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.76 issue5Obstructive sleep apnea syndrome (OSAS) in mouth breathing childrenLocal anesthesia for cochlear implant surgery: a possible alternative author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Journal of Otorhinolaryngology

Print version ISSN 1808-8694

Abstract

RODRIGUES, Marcos Marques; DIBBERN, Ralph Silveira; GOULART, Carla W. Kruel  and  PALMA, Robson Antonio. Correlação entre a classificação de Friedman e Índice de Apneia-Hipopneia em portadores de Síndrome da Apneia e Hipopneia Obstrutiva do Sono. Braz. j. otorhinolaryngol. (Impr.) [online]. 2010, vol.76, n.5, pp. 557-560. ISSN 1808-8694.  http://dx.doi.org/10.1590/S1808-86942010000500004.

ASAHOS é uma doença importante no cenário médico atual pela sua correlação com doenças cardiovasculares crônicas e suas consequências socioeconômicas. OBJETIVOS: Determinar a correlação entre a classificação de Friedman com a gravidade da doença pelo Índice de Apneia e Hipopneia em pacientes com SAHOS, para a avaliação e indicação cirúrgica. MATERIAIS E MÉTODOS: Estudo transversal. Foram avaliados e classificados 143 pacientes, na escala de Epworth, Friedman e quanto à gravidade da SAHOS pelo IAH. RESULTADOS: 112 pacientes se submeteram ao estudo de polissonografia no laboratório de sono. Uma crostabulação foi feita entre a Classificação de Friedman e o IAH. As variáveis se relacionam com p<0,05. Encontramos uma relação em que os pacientes com SAHOS leve tendem a ter uma menor classificação de Friedman (melhores resultados cirúrgicos). Da mesma forma os pacientes classificados como SAHOS moderada a grave possuem maior prevalência da classificação de Friedman III e IV (menor sucesso com uvulopalatofaringoplastia). p<0.05. CONCLUSÃO: Concluímos que a classificação de Friedman se correlaciona com a gravidade da SAHOS. Quanto maior a classificação de Friedman, maior tende a ser a gravidade da apneia nesse estudo.

Keywords : apneia do sono tipo obstrutiva; distúrbios do sono por sonolência excessiva; polissonografia; ronco.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese