SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.76 issue5Correlation between the Friedman classification and the Apnea-Hypopnea Index in a population with OSAHSSix years of facial trauma care: an epidemiological analysis of 355 cases author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Journal of Otorhinolaryngology

Print version ISSN 1808-8694

Abstract

HAMERSCHMIDT, Rogério et al. Anestesia local e sedação para cirurgia de implante coclear: uma alternativa possível. Braz. j. otorhinolaryngol. (Impr.) [online]. 2010, vol.76, n.5, pp. 561-564. ISSN 1808-8694.  http://dx.doi.org/10.1590/S1808-86942010000500005.

Aanestesia geral sempre foi motivo de dúvida dos pacientes que vão ser submetidos a qualquer cirurgia, especialmente o implante coclear. Como já realizamos as cirurgias otológicas com anestesia local e sedação, julgamos perfeitamente possível a realização da cirurgia do implante coclear também com esse tipo de anestesia, diminuindo os riscos, a morbidade e os custos para o hospital. OBJETIVOS: Estudo prospectivo para demonstrar a técnica anestésica e cirúrgica utilizada em três casos de adultos submetidos ao implante coclear, avaliando a segurança e a eficácia de tal técnica. MATERIAL E MÉTODOS: Foram feitas três cirurgias de implante coclear, duas com implante Cochlear e uma com Med-EL, sem intercorrências transoperatórias, durante a telemetria e no pós-operatório imediato. RESULTADOS: Os três pacientes adultos tiveram alta hospitalar aproximadamente três horas após a cirurgia, deambulando, sem eventos nauseosos, relatando um pós-operatório mais fácil do que esperavam, mesmo no momento da telemetria intraoperatória. CONCLUSÃO: Anestesia local e sedação é uma alternativa para casos selecionados de pacientes para o implante coclear, principalmente naqueles de mais idade ou que apresentem contraindicação para a anestesia geral, os riscos e a morbidade são menores.

Keywords : anestesia; implante coclear; sedação consciente.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese