SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.76 issue5Six years of facial trauma care: an epidemiological analysis of 355 casesNasal mucosa study of leprosy contacts with positive serology for the phenolic glycolipid 1 antigen author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Journal of Otorhinolaryngology

Print version ISSN 1808-8694

Abstract

OKADA, Daniel Mochida; SOUSA, Ana Maria Almeida de; HUERTAS, Raul de Andrade  and  SUZUKI, Fabio Akira. Simulador cirúrgico para treinamento de dissecção do osso temporal. Braz. j. otorhinolaryngol. (Impr.) [online]. 2010, vol.76, n.5, pp. 575-578. ISSN 1808-8694.  http://dx.doi.org/10.1590/S1808-86942010000500007.

A dissecção em ossos temporais tem papel fundamental na formação de cirurgiões e sua obtenção esbarra em diversas dificuldades. OBJETIVO: Desenvolver uma réplica sintética do osso temporal para treinamento de dissecção. FORMA DE ESTUDO: Experimental. MATERIAIS E MÉTODOS: Foi desenvolvida uma réplica de resina acrílica termopolimerizante através de técnicas de moldagem com silicone. Para a avaliação do método, foram selecionados cinco cirurgiões otológicos para dissecção do modelo em laboratório de cirurgia experimental. Foi preenchido questionário, levando em consideração a aparência externa, a simulação de procedimentos (colocação de tubo de ventilação, mastoidectomia, descompressão do nervo facial e acesso translabiríntico ao meato acústico interno) e a impressão final. RESULTADOS: A avaliação apontou satisfação na utilização do modelo (80%), sendo mais evidente no que se referiu à dissecção do segmento mastoide do nervo facial e ao acesso translabiríntico ao meato acústico interno. A colocação de tubo de ventilação foi razoável para 60% e satisfatória para 40% deles. A mastoidectomia foi totalmente satisfatória para 40%. CONCLUSÃO: A dissecção neste simulador otológico não substitui o treinamento em ossos temporais de cadáveres, porém, dada a crescente dificuldade na obtenção destes, o desenvolvimento de novas ferramentas de ensino deve ser encorajado para o contínuo aprimoramento de cirurgiões.

Keywords : cirurgia; microdissecção; osso temporal.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese