SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.76 issue5Surgical simulator for temporal bone dissection trainingBalloon sinuplasty, an initial assessment: 10 cases, results and follow-up author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Journal of Otorhinolaryngology

Print version ISSN 1808-8694

Abstract

MARTINS, Ana Cristina da Costa et al. Estudo da mucosa nasal de contatos de hanseníase, com positividade para o antígeno glicolipídio fenólico 1. Braz. j. otorhinolaryngol. (Impr.) [online]. 2010, vol.76, n.5, pp. 579-587. ISSN 1808-8694.  http://dx.doi.org/10.1590/S1808-86942010000500008.

A hanseníase é uma doença infecciosa de evolução crônica causada pelo Mycobacterium leprae que acomete com maior frequência a mucosa nasal. Esse acometimento independe da forma clínica da doença e pode ocorrer mesmo antes do aparecimento de lesões na pele ou em outras partes do corpo. Faz-se necessário a vigilância epidemiológica dos contatos de casos novos de hanseníase para o diagnóstico precoce da doença. OBJETIVOS: Identificar lesões específicas e precoces de hanseníase por meio de exame endoscópico, baciloscópico, histopatológico e da reação em cadeia da polimerase em Tempo Real da mucosa das cavidades nasais dos contatos domiciliares e peridomiciliares com sorologia positiva para o antígeno glicolipídio fenólico. MATERIAL E MÉTODOS: Estudo prospectivo transversal em 31 contatos de pacientes de hanseníase com sorologia positiva (PGL-1), 05 controles negativos e 01 positivo no período de 2003 a 2006. RESULTADOS: Entre os contatos soropositivos a PCR-RT foi positiva para a presença de DNA de M. leprae em 06 (19,35%) destes e o maior número de cópias do genoma do bacilo foi encontrado no contato que adoeceu. CONCLUSÃO: Isoladamente os exames da mucosa nasal não permitiram o diagnóstico precoce da hanseníase, mas com a combinação de vários métodos, o exame dos contatos pôde ajudar na identificação da infecção subclínica e monitoramento daqueles que poderiam ter papel importante na transmissão da doença.

Keywords : endoscopia; glicolipídios; mucosa nasal; mycobacterium leprae; reação em cadeia da polimerase.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese