SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.76 issue5Nasal obstruction and high Mallampati score as risk factors for Obstructive Sleep ApneaNewborn hearing screening in the Limiar Clinic in Porto Velho - Rondônia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Journal of Otorhinolaryngology

Print version ISSN 1808-8694

Abstract

MARQUES, Caroline Gabriele; MANIGLIA, José Victor  and  MOLINA, Fernando Drimel. Perfil do Serviço de Cirurgia Ortognática de uma escola médica. Braz. j. otorhinolaryngol. (Impr.) [online]. 2010, vol.76, n.5, pp. 600-604. ISSN 1808-8694.  http://dx.doi.org/10.1590/S1808-86942010000500011.

As Cirurgias Ortognáticas apresentam grande importância para a correção das anomalias dentofaciais e tratamento da Síndrome da Apneia e Hipopneia do Sono - SAHOS. Atualmente observa-se que grande parte da população apresenta algum tipo de desvio morfológico e/ou funcional do sistema estomatognático. OBJETIVO: O presente trabalho visa um estudo do perfil dos indivíduos que foram tratados no Serviço de Cirurgia Ortognática de uma escola médica. MATERIAL E MÉTODO: Pesquisa em prontuários - 2004 a 2008 - identificação de procedimentos, características dos indivíduos, maloclusão e cirurgia realizada. RESULTADOS: Esse trabalho mostrou que o número de tratamentos cirúrgicos para a correção das deformidades vem aumentando. As cirurgias de avanço de maxila exclusivamente correspondem ao maior número da amostra. CONCLUSÃO: Tem havido aumento dos casos de cirurgia ortognática nos últimos anos e os avanços de maxila exclusivamente corresponderam ao maior número dos tratamentos cirúrgicos.

Keywords : apneia do sono tipo obstrutiva; cirurgia bucal; ronco.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese