SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.76 issue5Prognostic value of sinus CT scans in hematopoietic stem cell transplantationDirectivity and noise reduction in hearing aids: speech perception and benefit author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Journal of Otorhinolaryngology

Print version ISSN 1808-8694

Abstract

KASSE, Cristiane Akemi et al. Resultados do Balance Rehabilitation Unit na Vertigem Posicional Paroxística Benigna. Braz. j. otorhinolaryngol. (Impr.) [online]. 2010, vol.76, n.5, pp. 623-629. ISSN 1808-8694.  http://dx.doi.org/10.1590/S1808-86942010000500015.

A posturografia é um instrumento útil e novo para o estudo da influência das doenças vestibulares no equilíbrio corporal. OBJETIVO: Comparar os resultados da posturografia estática do Balance Rehabilitation Unit (BRU) em idosos com Vertigem Postural Paroxística Benigna (VPPB) pré e pós a manobra de Epley. MATERIAL E MÉTODO: Estudo prospectivo de 20 pacientes idosos com diagnóstico de VPPB. Os pacientes foram submetidos à posturografia estática do BRU, e o limite de estabilidade (LE) e a área de elipse foram medidos. Aplicou-se também o questionário "Dizziness Handicap Inventory" versão brasileira (DHI) para verificar a eficácia do tratamento. RESULTADOS: 80% pacientes eram do gênero feminino, com a média etária de 68,15 anos. Após a manobra, o LE aumentou significantemente (p=0,001). A área de elipse nas condições de conflitos sensoriais, visuais e vestibulares da BRU (condições 2,7,8,9) e o escore do DHI diminuíram significantemente (p<0,05) após o tratamento. CONCLUSÃO: O estudo sugere que idosos com VPPB apresentam prejuízo no controle postural estático e que a manobra de Epley é eficiente para a remissão dos sintomas, para o aumento do limite de estabilidade e para a melhora do controle postural em situações de conflitos visuais, somatossensoriais e vestibulares.

Keywords : idoso; postura; vertigem.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese