SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.76 issue5Acoustic radiation effects on bone conduction threshold measurementProfile of audiometric thresholds and tympanometric curve of elderly patients author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Journal of Otorhinolaryngology

Print version ISSN 1808-8694

Abstract

ALMEIDA, Juliana Pereira  and  KOWALSKI, Luiz Paulo. Pilocarpina no tratamento de xerostomia em pacientes submetidos à iodoterapia: estudo piloto. Braz. j. otorhinolaryngol. (Impr.) [online]. 2010, vol.76, n.5, pp. 659-662. ISSN 1808-8694.  http://dx.doi.org/10.1590/S1808-86942010000500021.

Xerostomia é uma queixa tardia frequente associada à iodoterapia. Terapias para o tratamento desta morbidade podem proporcionar melhora na qualidade de vida dos pacientes com câncer de tireoide submetidos à iodoterapia adjuvante. OBJETIVOS: Relatar a experiência com o uso da pilocarpina no tratamento de xerostomia em pacientes com câncer de tireoide submetidos à iodoterapia adjuvante. MATERIAL E MÉTODOS: Cinco pacientes preencheram os critérios de inclusão e receberam 5mg de pilocarpina, 3 vezes ao dia, por uma semana. Os efeitos colaterais do medicamento e a resposta subjetiva à queixa de xerostomia após o tratamento foram avaliados. DESENHO DO ESTUDO: Trata-se de um estudo prospectivo, não-randomizado. RESULTADOS: Sudorese foi o efeito colateral mais comum com o uso da pilocarpina, seguido por cansaço e dor de cabeça. Dois pacientes relataram alívio da xerostomia com o uso da medicação, mas somente um paciente foi capaz de tolerar os efeitos colaterais. CONCLUSÕES: Pilocarpina parece aliviar os sintomas de xerostomia em pacientes submetidos à iodoterapia, já que o medicamento é capaz de estimular o fluxo salivar. No entanto, os efeitos colaterais observados inviabilizam seu uso por recusa por parte dos pacientes em continuar a terapia por períodos mais longos.

Keywords : iodo; neoplasias da glândula tireoide; pilocarpina; xerostomia.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese