SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.76 issue5Profile of audiometric thresholds and tympanometric curve of elderly patients author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Journal of Otorhinolaryngology

Print version ISSN 1808-8694

Abstract

GURGEL, João Daniel Caliman e; PEREIRA, Siqueira Barbosa; ALVES, Adriana Leal  and  RIBEIRO, Fernando Quintanilha. Marcadores de hiperproliferação na epiderme do meato acústico externo. Braz. j. otorhinolaryngol. (Impr.) [online]. 2010, vol.76, n.5, pp. 667-671. ISSN 1808-8694.  http://dx.doi.org/10.1590/S1808-86942010000500023.

Vários estudos envolvendo métodos imunoistoquímicos para avaliação da epiderme do meato acústico externo já foram realizados com os mais diversos objetivos. Por estes métodos é possível avaliar a expressão de antígenos como as citoqueratinas, citocinas, marcadores de hiperproliferação, entre outros. OBJETIVO: Revisar, descrever e analisar a expressão dos marcadores imunoistoquímicos de hiperproliferação na epiderme do meato acústico externo normal. MATERIAIS E MÉTODOS: Revisão sistemática de artigos publicados até o ano de 2009 em periódicos internacionais indexados. RESULTADOS: Vários antígenos relacionados à hiperproliferação foram pesquisados por meio de métodos imunoistoquímicos dentre os artigos analisados. Os mais estudados foram a citoqueratina 16, o Ki-67 e o PCNA. CONCLUSÕES: A maioria dos trabalhos utilizou fragmentos de epiderme do meato acústico externo como amostra controle para estudo imunoistoquímico do colesteatoma da orelha média ou externa. Há uma concentração de marcadores de hiperproliferação como a CK16, o Ki-67 e o PCNA no anel fibrocartilagíneo e nas regiões adjacentes do meato acústico externo e da membrana timpânica.

Keywords : colesteatoma; imunoistoquímica; meato acústico externo; queratinas.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese