SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.77 issue1Neck dissection complicationsDoes chronic lymphocytic thyroiditis influence the staging of differentiated thyroid carcinoma? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Journal of Otorhinolaryngology

Print version ISSN 1808-8694

Abstract

SAMELLI, Alessandra Giannella et al. Comparação entre avaliação audiológica e screening: um estudo sobre presbiacusia. Braz. j. otorhinolaryngol. (Impr.) [online]. 2011, vol.77, n.1, pp. 70-76. ISSN 1808-8694.  http://dx.doi.org/10.1590/S1808-86942011000100012.

Em virtude da alta prevalência da presbiacusia e dos prejuízos por ela trazidos, uma triagem pode ser útil na identificação da perda auditiva em atenção primária. OBJETIVOS: Estimar a prevalência da perda auditiva em uma população de idosos residentes no Butantã utilizando o método de screening audiológico (questionário) e a avaliação audiológica básica; comparar os resultados do screening audiológico e da avaliação audiológica básica, verificando a validade deste instrumento como forma de triagem auditiva. FORMA DE ESTUDO: Do tipo transversal, descritivo. MATERIAL E MÉTODO: Foram selecionados randomicamente 200 sujeitos de ambos os sexos, com faixa etária a partir de 60 anos, para aplicação do screening audiológico (questionário) e, destes, 100 indivíduos realizaram a avaliação audiológica completa. Em seguida, os resultados dos dois métodos de avaliação foram comparados. RESULTADOS: Verificou-se que não existe associação estatisticamente significante entre a queixa, obtida pelo questionário e o grau de perda auditiva. CONCLUSÕES: A prevalência de perda auditiva encontrada para esta população foi de aproximadamente 56% pelo screening e de 95% pela avaliação audiológica básica. Desta forma, o screening não se mostrou como instrumento válido para uso em triagem auditiva, quando comparado à avaliação audiológica básica.

Keywords : audiometria; audição; idoso; perda auditiva; presbiacusia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese