SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.77 issue2Graphic angle measure as an electrocochleography evaluation parameterEvaluation of the organic and functional results of tympanoplasties through a retro-auricular approach at a medical residency unit author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Journal of Otorhinolaryngology

Print version ISSN 1808-8694

Abstract

JOSE, Maria Renata; CAMPOS, Patrícia Danieli  and  MONDELLI, Maria Fernanda Capoani Garcia. Perda auditiva unilateral: benefício e satisfação com o uso do AASI. Braz. j. otorhinolaryngol. (Impr.) [online]. 2011, vol.77, n.2, pp. 221-228. ISSN 1808-8694.  http://dx.doi.org/10.1590/S1808-86942011000200012.

Aperda auditiva unilateral é caracterizada pela diminuição da audição em apenas uma orelha. Os problemas acometidos pela privação sensorial podem ser minimizados com o uso do Aparelho de Amplificação Sonora individual (AASI). OBJETIVO: Analisar a correlação entre a diferença do ganho prescrito e ganho de inserção com os resultados obtidos em relação ao benefício e a satisfação quanto ao uso do AASI por pacientes deficientes auditivos unilaterais. MATERIAL E MÉTODO: Estudo prospectivo, com 15 indivíduos, com média de idade de 41,6 anos, de ambos os gêneros, usuários de AASI de maneira efetiva. Foi utilizado o Questionário internacional de Resultados para Aparelhos de Amplificação Sonora (International Outcome Inventory for Hearing Aids - iOi-HA) e medidas com microfone sonda. RESULTADOS: As médias obtidas nas análises do iOi-HA por item foram positivas e superiores a quatro pontos. Em relação às medidas objetivas, as frequências nas quais foram atingidos os valores do ganho obtido mais próximas ao target foram: 1K Hz, 2K Hz e 500 Hz, respectivamente. CONCLUSÃO: A satisfação em indivíduos usuários de AASI unilateralmente não está totalmente correlacionada ao ganho prescrito, pois mesmo não sendo atingido o target em algumas frequências, os indivíduos apresentam satisfação quanto ao uso de seus aparelhos auditivos.

Keywords : auxiliares de audição; perda auditiva unilateral; questionários.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese