SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.77 número5Mutações em DNA mitocondrial, hipoacusia e tratamento de mexicanos com aminoglicosídeosA participação do cerebelo no processamento auditivo com o uso do teste SSI índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Brazilian Journal of Otorhinolaryngology

versão impressa ISSN 1808-8694

Resumo

VELASCO, Leandro Castro; ARIMA, Lisandra Megumi  e  TIAGO, Romualdo Suzano Louzeiro. Avaliação da melhora dos sintomas nasais após septoplastia com ou sem turbinectomia. Braz. j. otorhinolaryngol. (Impr.) [online]. 2011, vol.77, n.5, pp. 577-583. ISSN 1808-8694.  http://dx.doi.org/10.1590/S1808-86942011000500007.

A maioria dos estudos mostra que medidas objetivas para quantificar e determinar o sucesso das cirurgias para a obstrução nasal não têm correlação com a melhora subjetiva relatada pelo paciente. OBJETIVO: Avaliar a melhora dos sintomas nasais nos pacientes submetidos à septoplastia, com ou sem turbinectomia. MATERIAL E MÉTODO: Estudo prospectivo. Foram avaliados 72 pacientes submetidos à septoplastia, com ou sem turbinectomia inferior parcial, que responderam ao questionário no préoperatório até o 60º dia de pós-operatório (PO). RESULTADOS: Foi realizada septoplastia associada à turbinectomia inferior parcial bilateral em 83,3% dos pacientes, unilateral em 9,7% e não houve necessidade de redução das conchas nasais em 6,9%. Foi observada melhora para todos os sintomas no pós-operatório. Sessenta e oito (94,4%) pacientes apresentaram melhora da obstrução nasal no 60º PO. A média da nota da obstrução nasal entre os pacientes com e sem sintomas alérgicos foi semelhante no pré-operatório e no 60º PO. Os pacientes mais velhos apresentaram menor intensidade dos sintomas alérgicos no pré-operatório. CONCLUSÕES: Os pacientes submetidos à septoplastia, com ou sem turbinectomia, evoluem com melhora de todos os sintomas nasais. Os pacientes com e sem sintomas alérgicos apresentam melhora da obstrução nasal de forma semelhante no 60º PO.

Palavras-chave : conchas esfenoidais; septo nasal; sinais e sintomas; terapêutica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · pdf em Português | Inglês