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Brazilian Journal of Otorhinolaryngology

versão impressa ISSN 1808-8694

Resumo

NOGUEIRA, Janaina Cândida Rodrigues  e  MENDONCA, Maria da Conceição. Avaliação auditiva em uma população de estudantes da rede pública municipal. Braz. j. otorhinolaryngol. (Impr.) [online]. 2011, vol.77, n.6, pp. 716-720. ISSN 1808-8694.  http://dx.doi.org/10.1590/S1808-86942011000600007.

Para que haja um aprendizado adequado, a criança necessita ter audição satisfatória. A triagem auditiva escolar é importante, pois permite a detecção de casos que passaram despercebidos pela família. OBJETIVO: Avaliar audição de crianças na faixa etária de 4 a 15 anos, estudantes do pré-1 ao quinto ano, do ensino público do município de Cabedelo/PB. MATERIAL E MÉTODO: Foi realizado um estudo prospectivo com 98 alunos, encaminhados pelos professores, de 18 escolas rede pública do município de Cabedelo, no período de junho de 2007 a junho de 2010. Estes alunos foram examinados pelo otorrinolaringologista e submetidos a exame audiométrico. RESULTADOS: Dezoito escolas participaram do estudo, a idade dos alunos variou de 4 a 15 anos, sendo 62% do sexo masculino e 38% do sexo feminino. Exame otorrinolaringológico foi normal em 85% dos casos, com 15% de alteração, sendo mais frequente cerume e retração de membrana timpânica. O exame audiométrico demonstrou audição normal bilateral em 66% das crianças, com perda auditiva em 34%. CONCLUSÃO: A triagem escolar torna-se um meio importante para diagnóstico de perda auditiva, sobretudo em populações de baixa renda.

Palavras-chave : audiometria; audição; estudantes.

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