SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.78 número1Análise retrospectiva de 26 casos de papiloma invertido nasalMétodo prático de obtenção de amostras de meato acústico externo e membrana timpânica para estudo histológico e imunohistoquímico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Brazilian Journal of Otorhinolaryngology

versão impressa ISSN 1808-8694

Resumo

MOLEZINI, Flávio Donizeti; MEIRA JUNIOR, Silvio Garcia; LAMONICA NETO, Domingos  e  COSTA FILHO, Orozimbo Alves. Radiografia do implante coclear: técnica adaptada para aparelho portátil. Braz. j. otorhinolaryngol. [online]. 2012, vol.78, n.1, pp. 31-36. ISSN 1808-8694.  http://dx.doi.org/10.1590/S1808-86942012000100005.

Considerando a indisponibilidade de equipamentos avançados de aquisição de imagens nos centros cirúrgicos da maioria dos centros hospitalares e a importância fundamental que têm para o cirurgião uma visualização imediata do implante coclear logo após sua inserção, uma boa opção é a utilização da radiografia convencional. OBJETIVO: Descrever um método radiográfico rápido prático e de baixo custo, que permita avaliar não só a posição, mas também a integridade dos eletrodos, na instalação do implante coclear. MATERIAL E MÉTODO: Foram analisadas radiografias de 262 pacientes submetidos à cirurgia de implante coclear entre Março/2005 e Outubro/2008, com radiografia transoperatória, logo após a inserção dos eletrodos. As radiografias foram analisadas pelo cirurgião no transoperatório e, posteriormente, pelo médico radiologista. RESULTADOS: Foram analisadas 524 radiografias das quais, 95,61% apresentavam técnica adequada, com posicionamento do paciente dentro da técnica descrita neste estudo e boa visualização dos eletrodos, sendo consideradas satisfatórias e 4,39% apresentavam técnica inadequada e/ou visualização insatisfatória dos eletrodos, sendo consideradas insatisfatórias. CONCLUSÃO: Apesar dos aparelhos de Raios X portáteis possuírem limitações, utilizando técnicas e acessórios adequados, é possível conseguir radiografias com resultados satisfatórios para visualização dos implantes cocleares.

Palavras-chave : equipamentos para diagnóstico; implante coclear; radiografia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · pdf em Português | Inglês