SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.78 issue2Study of craniofacial alterations and of the importance of the rapid maxillary expansion after tonsillectomyPost-lingual deafness: benefits of cochlear implants vs. conventional hearing aids author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Brazilian Journal of Otorhinolaryngology

Print version ISSN 1808-8694

Abstract

LAVINSKY-WOLFF, Michelle et al. Cocleostomia transcanal: resultados em longo prazo de um estudo de coorte. Braz. j. otorhinolaryngol. [online]. 2012, vol.78, n.2, pp.118-123. ISSN 1808-8694.  http://dx.doi.org/10.1590/S1808-86942012000200018.

A técnica de acesso combinado (TAC) ao implante coclear (IC) é uma variação da técnica clássica de mastoidectomia e timpanotomia posterior (MPTA). A TAC combina um acesso transcanal à cocleostomia com uma timpanotomia posterior reduzida para a inserção dos eletrodos. OBJETIVO: Avaliar e comparar a segurança e efetividade em longo prazo alcançados com a TAC e MPTA em pacientes submetidos a IC em um centro brasileiro. Desenho científico: Estudo de série. MATERIAL E MÉTODO: Pacientes submetidos a IC usando TAC e MPTA foram acompanhados em um estudo de coorte. Os desfechos avaliados foram complicações, avaliação audiométrica e radiológica pós-operatórias. RESULTADOS: Quarenta e quatro pacientes foram implantados usando a TAC e 31 usando MPTA. Não houve casos de paralisia facial, mastoidite, colesteatoma ou fístula após 3,4±1,0 anos. A avaliação radiológica da posição dos eletrodos a mediana de eletrodos fora da cóclea foi de 0 no grupo TAC e de 3 no MPTA (p < 0,001). Não houve diferença entre os grupos em termos de desempenho audiológico no pós-operatório. CONCLUSÃO: A cocleostomia via transcanal combinada com uma timpanotomia posterior reduzida é um acesso alternativo ao IC que demonstrou segurança e menor migração de eletrodos em longo prazo. Esses achados encorajam o uso da via transcanal para a cocleostomia como uma opção alternativa de acesso ao IC.

Keywords : complicações pós-operatórias; implante coclear; limiar auditivo; procedimentos cirúrgicos otorrinolaringológicos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License