Services on Demand
Article
Indicators
Cited by SciELO
Access statistics
Related links
Similars in
SciELO
Bookmark
Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
Print version ISSN 1808-8694
Abstract
PEREIRA, Valéria Reis do Canto; FEITOSA, Maria Ângela Guimarães; PEREIRA, Luiz Henrique Mourão do Canto and AZEVEDO, Marisa Frasson de. O papel do sistema olivococlear medial em crianças portadoras de TDAH. Braz. j. otorhinolaryngol. [online]. 2012, vol.78, n.3, pp. 27-31. ISSN 1808-8694. http://dx.doi.org/10.1590/S1808-86942012000300006.
Crianças portadoras de Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) apresentam como um de seus principais sintomas a dificuldade de atenção. Na audição, a Atenção Seletiva que se caracteriza por ser a capacidade de compreender a fala em ambientes ruidosos, pode ser avaliada de várias formas, salientando-se o funcionamento do Sistema Eferente Olivococlear Medial. Este sistema pode ser avaliado pelo exame de emissões otoacústicas (EOA). OBJETIVO: Este trabalho teve por objetivo verificar a ocorrência do efeito de supressão de EOA, caracterizado pela diminuição da amplitude de resposta das emissões otoacústicas evocadas por estímulo transiente (EOAT) em resposta a apresentação de ruído contralateral, em crianças com TDAH (grupo estudo) e normais (grupo controle). Forma de Estudo: Estudo caso-controle. MATERIAL E MÉTODO: Foi realizado um estudo com 20 crianças alocadas em dois grupos de 10 crianças, pareadas por sexo e idade. Foi realizado o exame de EOAET sem e com ruído em ambos os grupos. RESULTADOS: Não houve diferença nas respostas das EOAET sem e com ruído, entre os grupos estudados. CONCLUSÕES: Pôde-se concluir que não há diferenças no funcionamento do Sistema Eferente Olivococlear Medial nas crianças com transtorno do déficit de atenção/hiperatividade em relação às crianças normais.
Keywords : criança; emissões otoacústicas espontâneas; supressão; transtorno do deficit de atenção com hiperatividade; vias eferentes.












