SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.78 número3A densidade do linfonodo metastático como fator prognóstico no carcinoma espinocelular da língua e soalho bucalPosturografia do Balance Rehabilitation Unit (BRU TM) na vertigem posicional paroxística benigna índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Brazilian Journal of Otorhinolaryngology

versão impressa ISSN 1808-8694

Resumo

WIEMES, Gislaine Richter Minhoto et al. Potencial evocado cognitivo e desordem de processamento auditivo em crianças com distúrbios de leitura e escrita. Braz. j. otorhinolaryngol. [online]. 2012, vol.78, n.3, pp.91-97. ISSN 1808-8694.  https://doi.org/10.1590/S1808-86942012000300016.

As dificuldades na aprendizagem escolar muitas vezes podem ser causadas por uma alteração do Processamento Auditivo - PA. OBJETIVO: Identificar se acima da média dos valores de latência do P300, num grupo de indivíduos com Distúrbio de Leitura e Escrita, também seriam encontradas alterações no teste Staggered Spondaic Word - SSW e no teste de Fala no Ruído que sugerissem Desordem do Processamento Auditivo - DPA. MATERIAL E MÉTODOS: Estudo de coorte transversal. Foram avaliados 21 indivíduos com distúrbio de leitura e escrita, idade entre 7 e 14 anos. RESULTADOS: Todos apresentaram resultados normais no exame otorrinolaringológico, na avaliação audiológica e Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico. Fazendo-se a média aritmética de todos os valores de latência do P300 obtidos, chegou-se à média de 334,25 ms, sendo divididos em dois grupos: grupo "A", com média da latência acima de 335 ms, e "B", com latência abaixo de 335 ms. Nos indivíduos do grupo "A", foram realizados os testes SSW e Fala no Ruído. CONCLUSÃO:O presente estudo pode concluir que foram encontradas alterações nos testes de fala dicótica (SSW) e de Fala no Ruído no grupo de indivíduos com Distúrbio da Escrita e Leitura com valores de latência do P300 acima de 335 ms, sugerindo DPA.

Palavras-chave : audição; p300; potencial evocado; transtorno do deficit de atenção com hiperatividade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons