SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.78 issue4Intellectual and school performance evaluation of children submitted to tonsillectomy and adenotonsillectomy before and after surgery author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Journal of Otorhinolaryngology

Print version ISSN 1808-8694

Abstract

PINHEIRO, Maria Madalena Canina; DIAS, Karin Ziliotto  and  PEREIRA, Liliane Desgualdo. Efeito da estimulação acústica nas habilidades do processamento temporal em idosos antes e após a protetização auditiva. Braz. j. otorhinolaryngol. [online]. 2012, vol.78, n.4, pp. 09-16. ISSN 1808-8694.  http://dx.doi.org/10.1590/S1808-86942012000400004.

O envelhecimento pode ocasionar alterações no processamento temporal, afetando a percepção da fala. OBJETIVO: Comparar as respostas auditivas do processamento temporal em idosos candidatos e novos usuários de próteses auditivas. MATERIAL E MÉTODO: Participaram do estudo 60 idosos com perda auditiva neurossensorial bilateral. Os procedimentos selecionados foram o Teste Padrão de Duração e Teste de Detecção de gaps no Ruído (GIN), no qual foram analisadas as respostas de identificação correta e o limar de acuidade temporal antes e após a adaptação das próteses auditivas. Forma de Estudo: Pesquisa clínica e experimental com amostra não probabilística por conveniência. RESULTADOS: Os idosos usuários de prótese auditiva apresentaram menor limiar de acuidade temporal, maior reconhecimento de gaps e de discriminação do padrão de duração em relação ao momento em que eram candidatos. CONCLUSÃO: Houve deterioração das habilidades do processamento temporal, independentemente do grau da perda auditiva. O efeito de estimulação acústica pelo uso de prótese auditiva melhorou as habilidades de ordenação e resolução temporal.

Keywords : audição; idoso; percepção auditiva; testes auditivos.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese