SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.78 issue4Acoustic stimulation effect on temporal processing skills in elderly subjects before and after hearing aid fittingVideofluoroscopic evaluation of mastication and swallowing in individuals with TMD author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Journal of Otorhinolaryngology

Print version ISSN 1808-8694

Abstract

IKEDA, Felipe Hideo; HORTA, Patricia A. de Campos; BRUSCATO, Wilze Laura  and  DOLCI, José Eduardo Luftaif. Avaliação do desempenho intelectual e escolar de crianças submetidas à tonsilectomia e adenoamigdalectomia no pré e pós-operatório. Braz. j. otorhinolaryngol. [online]. 2012, vol.78, n.4, pp. 17-23. ISSN 1808-8694.  http://dx.doi.org/10.1590/S1808-86942012000400005.

Vários estudos demonstram o impacto dos distúrbios obstrutivos do sono na qualidade de vida de crianças. No entanto, poucos tratam do desempenho escolar e intelectual em crianças que passaram por tonsilectomia ou adenoamigdalectomia, indicando benefícios destas cirurgias. OBJETIVO: Avaliar e comparar o desempenho intelectual e de aprendizado de crianças submetidas a cirurgias de tonsilectomia ou adenoamigdalectomia no pré e pós-operatório. MATERIAL E MÉTODO: Por meio de um estudo longitudinal e descritivo, 83 crianças entre 7 e 11 anos foram avaliadas pela Psicologia no pré e pós-operatório. A primeira avaliação ocorreu antes da cirurgia, a segunda e a terceira avaliações ocorreram com um e seis meses após esta. Foram utilizados Ficha Sociodemográfica, Teste das Matrizes Progressivas Coloridas de Raven e o Teste de Desempenho Escolar. RESULTADOS: O grupo de crianças do estudo apresentou evolução estatisticamente significante nas avaliações de desempenho intelectual (p < 0,05) e também nas avaliações de desempenho escolar nos subtestes escrita, aritmética e leitura (p < 0,001) ao longo do tempo. CONCLUSÃO: Baseados em nossas descobertas, concluímos que a tonsilectomia ou adenoamigdalectomia realizadas em crianças com distúrbios respiratórios obstrutivos produzem impacto positivo no desenvolvimento da aprendizagem escolar e intelectual.

Keywords : avaliação de desempenho; criança; tonsila faríngea; tonsila palatina.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese