SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.78 issue4Electroglottography of speakers of Brazilian Portuguese through Objective Multiparameter Vocal Assessment (EVA)The sphenopalatine artery: a surgical challenge in epistaxis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Journal of Otorhinolaryngology

Print version ISSN 1808-8694

Abstract

MENDES NETO, José Arruda et al. Papel da punção do seio maxilar no diagnóstico e no tratamento de pacientes com rinossinusite hospitalar. Braz. j. otorhinolaryngol. [online]. 2012, vol.78, n.4, pp. 35-41. ISSN 1808-8694.  http://dx.doi.org/10.1590/S1808-86942012000400008.

A rinossinusite é uma das principais causas de febre em pacientes críticos e deve ser sistematicamente pesquisada. OBJETIVO: Avaliar o impacto da punção do seio maxilar à beira leito, no diagnóstico e no tratamento dos pacientes com rinossinusite infecciosa internados em Unidade de Terapia Intensiva de um hospital universitário de alta complexidade. MATERIAIS E MÉTODOS: Estudo retrospectivo que avaliou os pacientes em ventilação mecânica com febre de origem indeterminada e sinais tomográficos de rinossinusite submetidos à punção do seio maxilar pelo meato inferior. RESULTADOS: A amostra total do estudo consistiu de 27 pacientes (70,3% do sexo masculino com média de idade 45,3 anos). Os diagnósticos de admissão mais frequentes na Unidade de Terapia Intensiva foram Trauma Crânio Encefálico e Acidente Vascular Cerebral. No exame tomográfico, os seios paranasais mais acometidos foram o maxilar, em 85,2%, e esfenoidal, em 74,1%. A secreção purulenta foi visualizada no meato médio em 30,7% das fossas nasais. Os microrganismos mais frequentes nos aspirados dos seios foram Pseudomonas aeruginosa e Acinetobacter baumannii. CONCLUSÃO: A punção do seio maxilar à beira leito demonstrou-se uma importante ferramenta diagnóstica e terapêutica nos pacientes de UTI com rinossinusite hospitalar, submetidos à ventilação mecânica invasiva.

Keywords : infecção hospitalar; infecções respiratórias; seio maxilar; sinusite.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese