SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.78 issue4Expression of calcium binding protein S100 A7 (psoriasin) in laryngeal carcinomaA comparison between neural response telemetry via cochleostomy or the round window approach in cochlear implantation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Journal of Otorhinolaryngology

Print version ISSN 1808-8694

Abstract

TRISTAO, Willys et al. Estudo epidemiológico do HPV na mucosa oral por meio de PCR. Braz. j. otorhinolaryngol. [online]. 2012, vol.78, n.4, pp. 66-70. ISSN 1808-8694.  http://dx.doi.org/10.1590/S1808-86942012000400013.

Pertencente à família Papillomaviridae, o papilomavírus humano (HPV) é formado por um capsídeo e uma única fita dupla de DNA. Sua infecção ocorre principalmente por forma sexual, apresentando grande tropismo por células cutâneas e mucosas. OBJETIVO: Avaliar a presença do HPV em mucosa oral de pacientes assintomáticos e em paralelo correlacionar os hábitos sociais comportamentais com a presença viral. MATERIAL E MÉTODO: Estudo de coorte contemporânea com corte transversal. O diagnóstico da presença viral foi realizado por PCR, utilizando os primers gerais MY09/11 em 125 amostras de mucosa oral, submetidas à extração de DNA e PCR para a pesquisa do gene da beta-globina para avaliação da qualidade do DNA extraído. Em paralelo, foi realizado um estudo de questões comportamentais dos pacientes. RESULTADOS: Todas as amostras apresentaram o diagnóstico positivo para o gene da betaglobina. O HPV foi diagnosticado em 23,2% das amostras analisadas. CONCLUSÃO: O vírus esteve presente em 29 dos 125 pacientes, sem que estes apresentassem qualquer manifestação clinicopatológica relacionada com o HPV. Quanto ao comportamento social dos pacientes, concluiu-se que a prática de sexo oral está correlacionada de forma estatisticamente significante com a presença viral, além de o HPV ter sido estatisticamente mais prevalente em pacientes do sexo feminino.

Keywords : infecções por papillomavirus; mucosa bucal; reação em cadeia da polimerase.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese