SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.78 issue4Reliability of radiographic parameters in adenoid evaluationSensorineural hearing loss in acromegalic patients under treatment author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Journal of Otorhinolaryngology

Print version ISSN 1808-8694

Abstract

SILVA, Valéria Gomes da et al. Prevalência de alterações das células ciliadas externas em estudantes de uma escola do Distrito Federal. Braz. j. otorhinolaryngol. [online]. 2012, vol.78, n.4, pp. 91-97. ISSN 1808-8694.  http://dx.doi.org/10.1590/S1808-86942012000400017.

Os jovens estão cada vez mais expostos à música alta, que pode prejudicar a audição. O teste das Emissões Otoacústicas, por ser mais sensível à exposição ao ruído, permite detectar precocemente alterações cocleares. OBJETIVO: Investigar a prevalência de lesão das células ciliadas externas por meio do teste de emissões otoacústicas em uma amostra de estudantes. MATERIAL E MÉTODO: Foram realizados os testes de emissões otoacústicas por estímulo transiente e por produto de distorção em 134 indivíduos. Os exames foram analisados de acordo com o critério "passa/falha". Tipo de estudo: Estudo seccional descritivo de prevalência. RESULTADOS: Dos 134 participantes, 80,6% apresentaram emissões otoacústicas transiente alteradas, sendo a maioria do gênero masculino; 97,8% apresentaram emissões otoacústicas produto de distorção alterada e 79,9% apresentaram alteração tanto em transiente quanto em produto de distorção, sendo a maioria do gênero masculino e, ainda, 94,0% relataram fazer uso de fones de ouvido; e 82,8% declararam frequentar lugar com música amplificada. CONCLUSÃO: A alta prevalência de testes alterados pode indicar precocemente uma disfunção coclear e, pelo alto número de participantes que relatou exposição à música alta, há a suspeita de que esse hábito pode estar provocando as alterações cocleares.

Keywords : células ciliadas auditivas externas; perda auditiva provocada por ruído; saúde do adolescente.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese