Services on Demand
Article
Indicators
Cited by SciELO
Access statistics
Related links
Similars in
SciELO
Bookmark
Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
Print version ISSN 1808-8694
Abstract
CARVALHO, Marcelo Alexandre et al. Perda auditiva sensorioneural em pacientes com acromegalia em tratamento. Braz. j. otorhinolaryngol. [online]. 2012, vol.78, n.4, pp. 98-102. ISSN 1808-8694. http://dx.doi.org/10.1590/S1808-86942012000400018.
Acromegalia é uma doença endócrina rara. Poucos estudos avaliaram sua associação com deficiência auditiva (DA) e os resultados são conflitantes. OBJETIVOS: Avaliar a prevalência e características da DA em um grupo de pacientes com acromegalia em tratamento. Analisar a transmissão auditiva central e periférica. MATERIAL E MÉTODOS: Estudo transversal. Um grupo de 34 pacientes com acromegalia submeteu-se à avaliação metabólica, audiometria tonal e potenciais evocados auditivos de tronco encefálico (PEATE). Considerou-se DA quando a média dos tons puros foi > 25 DBNA para baixas frequências (250, 500, 1000 e 2000 Hz) ou altas frequências (3000, 4000, 6000 e 8000 Hz). Os pacientes foram divididos em grupo A (com DA) e B (sem DA). RESULTADOS: Doze pacientes (35,3%) mostraram DA sensorioneural (grupo A), sendo oito bilateral e quatro unilateral. Nenhum apresentou DA mista ou condutiva. A prevalência de diabetes/intolerância à glicose de jejum foi similar entre os grupos. As frequências de 3000, 4000, 6000 e 8000 Hz foram as mais afetadas e com padrão similar em ambos os lados. CONCLUSÃO: DA sensorioneural esteve presente em 35,3% dos casos. Não foram notadas diferenças clínicas ou metabólicas significativas entre os grupos, bem como na transmissão neural auditiva periférica e central.
Keywords : acromegalia; perda auditiva condutiva; perda auditiva neurossensorial; potenciais evocados auditivos do tronco encefálico.











