SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.78 issue4Sensorineural hearing loss in acromegalic patients under treatmentStudy of the noise spectrum on high frequency thresholds in workers exposed to noise author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Journal of Otorhinolaryngology

Print version ISSN 1808-8694

Abstract

SOUSA, Alexandre Andrade et al. Laringectomia de resgate: utilização do retalho miocutâneo de peitoral maior na prevenção de fístula faringocutânea. Braz. j. otorhinolaryngol. [online]. 2012, vol.78, n.4, pp. 103-107. ISSN 1808-8694.  http://dx.doi.org/10.1590/S1808-86942012000400019.

Laringectomias de resgate estão associadas a altas taxas de complicações pós-operatórias. O uso de retalhos na reconstrução do trânsito faríngeo poderia reduzir a incidência destas complicações. OBJETIVO: Avaliar a utilidade do retalho miocutâneo de músculo peitoral maior na prevenção da fístula salivar no pós-operatório de laringectomia total de resgate. MÉTODO: Estudo retrospectivo, realizado de abril/2006 a maio/2011, com 31 pacientes portadores de CCE de laringe recidivado, tratados previamente com quimiorradioterapia ou radioterapia isolada, submetidos à laringectomia de resgate. Destes 31 pacientes, a reconstrução da faringe foi realizada com utilização do retalho miocutâneo de músculo peitoral maior em 19 (61%) casos, enquanto o fechamento primário ocorreu em 12 pacientes (39%). RESULTADOS: Foi observada taxa de fistula salivar em (16%) dos pacientes em que se utilizou o retalho e 58% nos pacientes submetidos a fechamento primário da faringe (p < 0,02). Não foi observada diferença estatisticamente significativa entre os grupos em relação ao tempo médio de aparecimento de fistula e reintrodução da dieta por via oral, bem como tempo de uso de cateter nasoentérico para alimentação. CONCLUSÃO: O retalho miocutâneo do músculo peitoral maior mostrou-se como opção capaz de reduzir incidência de fistula salivar em laringectomias de resgate.

Keywords : complicações pós-operatórias; fístula do sistema digestório; laringectomia; retalhos cirúrgicos.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese