SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.78 issue4The usefulness of a pectoralis major myocutaneous flap in preventing salivary fistulae after salvage total laryngectomyLong term outcome of otosclerosis surgery author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Journal of Otorhinolaryngology

Print version ISSN 1808-8694

Abstract

OTTONI, Aurea Oliveira Canha; BARBOSA-BRANCO, Anadergh; BOGER, Marlene Escher  and  GARAVELLI, Sérgio Luiz. Estudo do espectro sonoro nos limiares de altas frequências em trabalhadores expostos ao ruído. Braz. j. otorhinolaryngol. [online]. 2012, vol.78, n.4, pp. 108-114. ISSN 1808-8694.  http://dx.doi.org/10.1590/S1808-86942012000400020.

O grau de nocividade do ruído pode ser quantificado e qualificado com base em algumas características do som como sua intensidade, o tipo de espectro, duração e a distribuição da exposição ao ruído durante a jornada de trabalho. OBJETIVO: Avaliar o espectro de ruído e a configuração audiométrica em trabalhadores. MATERIAIS E MÉTODOS: Estudo de coorte contemporânea com corte transversal, realizado no Distrito Federal. Realizou-se avaliação ambiental (análise espectral) do ruído em empresas de diferentes ramos de atividade econômica e avaliação audiológica em 347 trabalhadores. RESULTADOS: A análise espectral revelou picos em diferentes frequências em cada ramo de atividade (8 kHz-metalúrgico, 4 kHz-marmoraria e 2 kHz-madeireira). Verificou-se que as frequências de 14 kHz e 16 kHz apresentaram diferenças significativas entre os ramos de atividade, com maior prevalência no metalúrgico. CONCLUSÃO: A utilização de medidor de nível de pressão sonora, acoplado a analisador de frequência e a avaliação audiométrica de altas frequências possibilitam a detecção precoce de danos auditivos que, por sua vez, viabiliza melhor direcionamento das ações preventivas.

Keywords : análise espectral; audiometria; medição de ruído; perda auditiva provocada por ruído.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese