O equilíbrio corporal é uma função sensório-motora, resultado de um processo de aprendizado.
Objetivo:
avaliar o controle postural de alunos com baixo rendimento escolar por meio de posturografia estática integrada à realidade virtual.
Método:
estudo transversal controlado em um grupo de 51 alunos com baixo rendimento escolar; e, um grupo controle, constituído por 60 alunos com bom rendimento escolar e sem histórico de afecções vestibulares ou queixas otoneurológicas, voluntários da comunidade, pareados por idade e gênero. Os alunos foram submetidos à posturografia do Balance Rehabilitation Unit (BRU(tm)).
Resultados:
foram avaliados 111 alunos de 7 a 12 anos de idade. À avaliação posturográfica, não houve diferença significante entre os valores da área do limite de estabilidade (cm2) do grupo controle e os valores do grupo experimental. A comparação entre os grupos mostrou diferença significante (p < 0,05) nos valores da velocidade de oscilação (cm/s) e nos valores da área de deslocamento do centro de pressão (cm2) nas dez condições sensoriais avaliadas.
Conclusão:
A posturografia integrada à realidade virtual possibilita a identificação de achados de inabilidade para manter o controle postural, com e sem privação da visão, sob conflito visual, somatossensorial e de interação vestíbulo-visual, em alunos com baixo rendimento escolar.
Equilíbrio postural; Baixo rendimento escolar; Testes de função vestibular