Acessibilidade / Reportar erro

Principais causas e avaliação diagnóstica em pacientes com queixa primária de distúrbio olfatório Como citar este artigo: Fornazieri MA, Borges BBP, Bezerra TFP, Pinna FR, Voegels RL. Main causes and diagnostic evaluation in patients with primary complaint of olfactory disturbances. Braz J Otorhinolaryngol. 2014;80:202-7.

INTRODUÇÃO:

Estabelecer um diagnóstico em pacientes com distúrbios olfatórios foi sempre um desafio aos médicos. Uma das razões para isso é a raridade de algumas doenças que afetam esse sentido como a Síndrome de Kallmann e a perda olfatória pós-viral.

OBJETIVO:

Identificar as principais causas das doenças olfatórias e descrever sua condução diagnóstica em um ambulatório direcionado a esses distúrbios.

MÉTODO:

Análise retrospectiva de pacientes ambulatoriais com queixa olfatória primária atendida entre 1º de junho de 2011 e 30 de setembro de 2013 em centro especializado. História clínica, nasofibroscopia e o Teste de Identificação do Olfato da Universidade da Pensilvânia (UPSIT) compuseram a avaliação. Sempre que necessário, foram solicitadas tomografia de seios paranasais e ressonância magnética de crânio.

RESULTADOS:

Sessenta e dois pacientes foram avaliados. As causas mais comuns encontradas foram respectivamente: rinossinusite crônica (31%), rinites (19%), principalmente a rinite alérgica, perda olfatória pós-viral (13%) e pós-traumática (8%). As pontuações no UPSIT foram estatisticamente diferentes entre as cinco principais causas (p = 0,01).

CONCLUSÕES:

Os principais diagnósticos que devem fazer parte na investigação médica diante de um paciente com queixa olfatória são: rinossinusite crônica com e sem polipose nasal, rinite alérgica, perda olfatória pós-viral e pós-traumática.

Olfato; Transtornos do olfato; Diagnóstico; Traumatismos do nervo olfatório; Bulbo olfatório


Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Sede da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, Av. Indianópolia, 1287, 04063-002 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (0xx11) 5053-7500, Fax: (0xx11) 5053-7512 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@aborlccf.org.br