Acessibilidade / Reportar erro

Afecções nasossinusais em pacientes transplantados de células-tronco hematopoiéticas Como itar este artigo: Bento LR, Ortiz E, Nicola EMD, Vigorito AC, Sakano E. Sinonasal disorders in hematopoietic stem cell transplantation. Braz J Otorhinolaryngol. 2014;80:285-9. ,☆☆ ☆☆ Instituição: Disciplina de Otorrinolaringologia Cabeça e Pescoço, Setor de Rinologia do Hospital das Clínicas - UNICAMP, Campinas, SP, Brasil.

INTRODUÇÃO:

O transplante de células troncas hematopoiéticas (TCTH) associa-se a mais infecções respiratórias devido a imunossupressão.

OBJETIVO:

Este trabalho tem o objetivo de verificar a frequência das rinossinusites pós-TCTH, a associação entre a rinossinusite e a doença do enxerto contra hospedeiro (DECH) crônico e o tipo de transplante e o tratamento clinico e o tratamento cirúrgico e a sobrevida.

MÉTODO:

Estudo retrospectivo em hospital universitário terciário. Foram selecionados 95 pacientes com doença hematológica submetidos a TCTH entre 1996 a 2011.

RESULTADOS:

A leucemia mieloide crônica foi a doença mais prevalente. O tipo de transplante mais realizado foi o alogênico (85,26%). A frequência de rinossinusite foi de 36%, sem diferença entre os tipos de transplante autólogo e alogênico. A DECH crônica ocorreu em 30% dos pacientes. Os pacientes com DECH tiveram maior frequência e recorrência de rinossinusite, além de mais necessidade de sinusectomia endoscópica e de diminuição da sobrevida global.

CONCLUSÃO:

Houve maior frequência de rinossinusite no TCTH e DECH. O tipo de transplante não parece predispor a ocorrência da rinossinusite. A DECH parece ser um fator agravante e necessita de tratamento mais rigoroso.

Sinusite; Transplante de células-tronco hematopoéticas; Condutas terapêuticas; Doença enxerto-hospedeiro


Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Sede da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, Av. Indianópolia, 1287, 04063-002 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (0xx11) 5053-7500, Fax: (0xx11) 5053-7512 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@aborlccf.org.br