SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.80 issue6Effectiveness of balloon sinuplasty in patients with chronic rhinosinusitis without polyposis,Evaluation of the ability of an experimental model to induce bacterial rhinosinusitis in rabbits, author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Brazilian Journal of Otorhinolaryngology

Print version ISSN 1808-8694

Abstract

NUNES, Flávio Barbosa et al. Classificação das rinoplastias realizadas em um centro de referência em otorrinolaringologia no Brasil. Braz. j. otorhinolaryngol. [online]. 2014, vol.80, n.6, pp.476-479. ISSN 1808-8694.  https://doi.org/10.1016/j.bjorl.2014.08.002.

Introdução:

A cirurgia estética e reconstrutora têm por objetivo a utilizacão de procedimentos cirúrgicos para alcancar melhora estética e funcional. Pode ser utilizada para lesões traumáticas, congénitas ou de desenvolvimento. A Medicina, com ênfase na plástica facial, obteve avancos nas mais diversas áreas, inclusive na rinoplastia, permitindo bons resultados a longo prazo e maior satisfacão dos pacientes.

Objetivo:

Avaliar a casuística do setor de rinoplastia e suas subdivisões em um centro de referência. Compreender a relevância do ensino das técnicas de rinoplastia em um servico de residência médica de otorrinolaringologia.

Método:

Estudo retrospectivo onde foram analisados 325 rinoplastias, realizadas por médicos residentes do terceiro ano com supervisão dos preceptores responsáveis pelo servico de Cirurgia Plástica da Face desse hospital, no período de janeiro de 2003 a agosto de 2012. O protocolo do serviço foi preenchido com enfoque nas seguintes subdivisões: rinosseptoplastia funcional, estética, pós-traumática, revisional e reconstrutora.

Resultados:

Das rinoplastias realizadas, 184 (56,21%) foram funcionais, 59 (18,15%) póstraumáticas, 27 (8,30%) estéticas, 15 (4,61%) reconstrutoras e 40 (12,30%) revisionais.

Conclusão:

As rinosseptoplastias funcionais foram as mais prevalentes, o que mostra a importância do ensino, não somente das técnicas de septoplastias, mas também, da inclusão do aprendizado de técnicas de rinoplastias em centros de ensino.

Keywords : Cirurgia plástica; Estética; Rinoplastia; Capacitação.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )