INTRODUÇÃO:
A deficiência auditiva pode comprometer o desenvolvimento infantil. O processo de reabilitação dos indivíduos com perda auditiva depende de intervenções eficientes.
OBJETIVO:
Descrever o perfil linguístico e as habilidades auditivas de usuários de Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI), caracterizar o processo de intervenção fonoaudiológica e analisar sua relação com o grau da perda auditiva das crianças.
MÉTODO:
Estudo transversal com amostra não-probabilística composta por 110 crianças de 6 a 10 anos de idade, com perda auditiva de grau leve a profundo, usuárias de AASI. Foram realizados testes de linguagem, percepção de fala, discriminação fonêmica e desempenho escolar. As associações foram verificadas pelos testes x22. Nazar MG, Goycoolea VM, Godoy SJM, Ried GE, Sierra GM. Evaluación auditiva neonatal universal: revisión de 10.000 pacientes estudiados. Rev Otorrinolaringol Cir Cabeza Cuello. 2009;69:93-102. de tendência linear e Kruskal-Wallis.
RESULTADOS:
Cerca de 65% das crianças apresentavam alteração do vocabulário, 89% de fonologia e 94% tiveram desempenho escolar considerado inferior. O grau da perda auditiva mostrou-se associado a diferenças nas medianas das idades de diagnóstico, de adaptação do AASI e de início da fonoterapia; do tempo entre diagnóstico e adaptação do aparelho auditivo; ao resultado dos testes auditivos e ao tipo de comunicação utilizada.
CONCLUSÃO:
Independentemente do grau de perda auditiva, o diagnóstico e as intervenções necessárias ocorreram tardiamente, com prejuízo das habilidades linguísticas e auditivas destas crianças.
Perda auditiva; Linguagem infantil; Auxiliares de audição; Percepção auditiva; Correção de deficiência auditiva