Acessibilidade / Reportar erro

Resposta patológica completa como fator prognóstico no carcinoma espinocelular de orofaringe após quimiorradioterapia

RESUMO

Introdução:

O tratamento baseado em quimirradioterapia do Carcinoma Espinocelular de Orofaringe (CECOF) apresenta bons resultados no controle locorregional da doença com boas taxas de resposta clínica e patológica completas especialmente no pescoço.

Objetivo:

Determinar se a resposta patológica completa após quimiorradioterapia estárelacionada aos prognósticos dos pacientes com CECOF.

Método:

Os dados foram obtidos de maneira prospectiva da revisão de prontuários de pacientes com CECOF N2 e N3 submetidos a esvaziamento cervical planejado após quimiorradioterapia.

Resultados:

Um total de 19 pacientes foram avaliados. Metade dos indivíduos apresentou resposta patológica completa no pescoço. Recidiva à distância ou locorregional ocorreu em aproximadamente 42% dos pacientes e 26% deles morreram. A análise estatística demonstrou uma associação entre resposta patológica completa e menor taxa de recidiva (77,8% vs.20,8%; p = 0,017) e maior sobrevivência global (88,9% vs.23,3%; p = 0,049).

Conclusão:

A presença de resposta patológica completa após quimiorradioterapia influencia positivamente no prognóstico de pacientes com carcinoma espinocelular de orofaringe.

Palavras-chave:
Orofaringe; Carcinoma de células escamosas; Quimioterapia combinada; Esvaziamento cervical

Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Sede da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, Av. Indianópolia, 1287, 04063-002 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (0xx11) 5053-7500, Fax: (0xx11) 5053-7512 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@aborlccf.org.br